Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
ufscar logoA Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) instalou um Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE) com a missão de promover estudos e outras ações de caráter inter, multi e transdisciplinar com visão de futuro que sinalizem as ações relevantes e caminhos para o desenvolvimento humano e sustentável.
Dentre as principais atribuições do IEAE estão a definição de metas estratégicas e de objetivos em curto, médio e longo prazos, resultantes de prospecções internas e externas e da alimentação de uma base dinâmica de dados, informações e conhecimento que servirá de referência para a tomada de decisões.

A estrutura funcional do instituto será formada por um Conselho, uma Direção assessorada por uma Secretaria Executiva e uma Assessoria Acadêmica e dois comitês, o Científico e o Acadêmico. Essa estrutura deverá se inscrever em uma extensa rede de relações a ser configurada a partir da atuação do IEAE como agente integrador, indutor e catalisador de ações que potencializem as diversas competências já estabelecidas e, também, aquelas almejadas pela Instituição.

Para tanto, está prevista a formação de grupos de trabalho temáticos a partir da identificação de temas agregadores e, posteriormente, a consolidação desses grupos pela construção de redes de relações internas e externas.

A Direção do IEAE está a cargo do pesquisador Paulo César de Camargo, que presidiu o grupo responsável pela elaboração da proposta de criação do instituto. O contato com o IEAE pode ser realizado pelo e-mail da Vice-Reitoria da UFSCar (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), que na fase inicial de implantação está responsável pela Secretaria Executiva da nova unidade.

Agência FAPESP