Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Felipe GonzalezO ex-primeiro ministro da Espanha, Felipe González Márquez, tomará posse como novo titular da Cátedra José Bonifácio, da USP, no dia 10 de março 2016, às 10h, em cerimônia que será realizada no Auditório “Prof. István Jancso” da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Cidade Universitária, em São Paulo. O evento também marcará a despedida da escritora Nélida Piñon, que conduziu os trabalhos da Cátedra em 2015.
Na ocasião, será lançado o livro As matrizes do fabulário ibero-americano, obra coletiva coordenada por Nélida e publicada pela Edusp, sobre os resultados das pesquisas realizadas durante o ano.

O novo titular foi secretário-geral do Partido Socialista Operário Espanhol de 1974 a 1997. Foi o terceiro primeiro ministro desde a reinstauração da democracia na Espanha, de 1982 a 1996. Seu mandato como primeiro ministro foi um dos mais longos da história moderna da Espanha.

Criada em 2013, a Cátedra José Bonifácio é uma iniciativa do Centro Ibero-Americano (Ciba), núcleo ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e ao Instituto de Relações Internacionais (IRI), que convida uma personalidade do mundo ibero-americano para ministrar atividades acadêmicas na Universidade durante um ano letivo.

Os convidados desenvolvem pesquisa na Universidade, na temática referente à sua especialidade. Além disso, são realizadas conferências abertas à comunidade e, até mesmo, específicas para docentes e discentes.

O primeiro titular da Cátedra foi o ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos, que tratou do tema “O desenvolvimento da América Latina e a governança internacional”. Os artigos produzidos durante o período foram publicados na coletânea “A América Latina no Mundo”, lançada pela Edusp. Em 2014, o secretário-geral da Secretaria-Geral Ibero-Americana, Enrique Iglesias, esteve à frente das atividades e coordenou o livro “Os Desafios da América Latina no Século XXI”, também lançado pela Edusp.

O Auditório está localizado na Rua da Biblioteca s/n, na Cidade Universitária, em São Paulo.