Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Qual a “pauta”?
UFPA divulga nesta sexta-feira, 22, Listão de Classificados no PS2016 (Processo Seletivo 2016), que é a principal forma de ingresso na instituição. Além dele, há pelo menos outros quatro vestibulares anuais!
Que horas saí o Listão?
A divulgação do resultado é uma cerimônia, por isso, é difícil afirmar que horas saí o Listão, mas avisamos que a divulgação acontece a partir das 9h. (Nota da Redação: dia 22 - Link para o resultado)


- O processo começa as 8h30 quando o Centro de Processos Seletivos (Ceps), órgão que executa o vestibular, entrega o resultado durante a reunião da Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps), que é quem decide sobre o vestibular.
- A Coperps entrega o Listão oficialmente ao Reitor, Carlos Maneschy, ao final desta reunião.
- Por volta das 9h, os dirigentes vão para o Auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN) para a “coletiva”.
- Na coletiva, o reitor começa lendo a lista dos dez primeiros lugares em ordem decrescente. Fala, então, sobre dados gerais do processo e deixa uma mensagem de Boas-Vindas aos calouros 2016.
- Ele entrega, então, o Listão à Rádio Web da UFPA e, com os demais dirigentes fica no palco a disposição dos jornalistas para entrevistas.
- Integrantes da Coperps e da Ascom vão para o Hall do CEBN e se posicionam em frente a mesa de cada rádio. Ao mesmo tempo, entregam o primeiro listão à elas, que iniciam a leitura e transmissão ao vivo. Nossa expectativa é fazer isso o quanto antes e o mais próximo possível das 9h.
- Ainda no hall do CEBN inicia-se o posicionamento do Listão no Quadro de Avisos Gerais da UFPA. Assim que o listão está “colado”, os quadros são carregados para fora do Centro de Evento e fixados em seu local de origem (na passarela em frente ao prédio do Centro de Eventos Benedito Nunes). Geralmente, estudantes e familiares estão do lado de fora do local aguardando a lista impressa.

FUNCIONAMENTO DO CONCURSO:

- Fase única: Todos os candidatos precisam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer às vagas da UFPA.
- Exame de Habilidades: Os candidatos aos cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, além do Enem, fazem um Exame de Habilidades. No momento da inscrição, os candidatos optaram por um segundo curso no qual concorreriam no PS2016 caso não fossem aprovados no exame específico. A prova foi dia 13 de dezembro.
- Prova do Enem foi realizada dias 24 e 25 de outubro de 2015 e exatos 369.286 mil estudantes paraenses participaram do exame nesta edição. Em todo o país, foram pais de 8,4 milhões de participantes.
- Dupla inscrição - Os candidatos (em geral) podiam tentar entrar na UFPA pelo PS 2015 e pelo SiSU, mas precisam se inscrever especificamente em cada um dos concursos! (ou seja não basta fazer o Enem! Era preciso se inscrever no sistema do Mec e/ou no Ceps/UFPA). Além disso, podiam optar por cursos diferentes, nos diferentes concursos.

VAGAS, INSCRITOS E DEMANDA

- Inscrições: Para o PS2016, a UFPA teve 110.634 inscritos, sendo 80.883 candidatos que concorrem pelo Sistema de Cotas (73,10% dos inscritos), 29.193 que concorrem pela Demanda Aberta (26,9% dos inscritos) e outros 558 que disputam as vagas reservadas às Pessoas com Deficiência (PcDs). As inscrições aconteceram entre o dia 14/10 e 16/11 no www.ceps.ufpa.br.
 - Vagas: Os inscritos disputam mais de 5.650 vagas em 20 cursos de graduação ofertados em 20 cidades onde a UFPA possui campi, polo ou convênio com a Prefeitura local.
- Demanda: Como os candidatos disputam vaga, conforme a modalidade de inscrição. Oficialmente, a UFPA contabiliza a demanda de candidatos com base no número de candidatos por vaga ofertada entre Cotistas e entre candidatos da Demanda Aberta.
Assim, entre os Cotistas o curso mais concorrido foi Educação Física com 2.709 inscritos disputando 19 vagas do Sistema de Cotas, ou seja, 142,58 candidato/vaga. O Curso oferta 38 vagas, sendo 19 para o Sistema de Cotas e 19 para a Demanda Aberta.
Já entre a Demanda Aberta o curso mais concorrido é o de Medicina com 2.876 candidatos inscritos para as 67 vagas não reservadas ao Sistema de Cota, ou seja, demanda de 42,93 candidatos/vaga. O curso de Medicina oferta pelo PS2016 135 vagas, sendo 67 para a Demanda Aberta e 68 para o Sistema de Cotas.
- Medicina: Porém, se considerado o número total de inscritos (somando Cotistas e Demanda Aberta) Medicina é o curso mais desejado entre os candidatos. Pois, além dos 2.876 Demanda Aberta, registrou ainda outros 3.154 inscritos que disputam vagas pelo Sistema de Cotas. Ou seja, são 6.030 candidatos tentando uma vaga em Medicina na UFPA apenas pelo PS2016. O quadro geral da demanda está no link: http://ceps.ufpa.br/daves/PS%202016/DemandaPS2016.pdf.


DEMANDA PS 2016

Cursos mais concorridos entre candidatos da Demanda Aberta

Candidatos por vaga

Cursos mais concorridos entre candidatos do Sistema de Cotas

(Candidatos por vaga)

Medicina / Integral – 42,93

(2.876 inscritos para 68 vagas)

Educação Física/Vespertino – 142,58

(2.709 inscritos para 19 vagas)

Educação Física / Vespertino – 32,89

(625 inscritos para 19 vagas)

Psicologia/Matutino – 106,25

(1.275 inscritos para 12 vagas)

Comunicação Social – Publicidade e Propaganda / Matutino – 32,88

(263 inscritos para 09 vagas)

Serviço Social/Noturno – 102,19

(1.635 inscritos para 16 vagas)

Direito / Matutino – 32,38

(518 inscritos para 16 vagas)

Enfermagem/Integral 104,13

(1.822 inscritos para 18 vagas)

Psicologia/Vespertino – 32,25

(438 inscritos para 24 vagas)

Nutrição/Integral – 94,00

(1.504 inscritos para 16 vagas)

Arquitetura e Urbanismo / Matutino – 32,17

(386 inscritos para 12 vagas)

Fisioterapia/Integral – 80,64

(1.129 inscritos para 14 vagas)



OFERTA DE NOVOS CURSOS:

- Para o PS2016 a novidade é a criação do curso inédito de ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS. O curso oferta 40 vagas matutinas (pela manhã) e inicia no segundo semestre de 2016. Ele está ligado ao Instituto de Ciências Biológicas e tem como objetivo formar profissionais capazes de planejar, desenvolver, gerenciar e monitorar os processos biotecnológicos com base no aproveitamento dos recursos naturais. Assim como analisar e projetar instalações industriais, linhas de produção e equipamentos, e, ainda, avaliar a viabilidade técnico-econômica para a implantação e o desenvolvimento de novos empreendimentos e produtos nessa área.

- AMPLIAÇÃO DE VAGAS: Além desta Engenharia, há a ampliação de cursos no campus de Ananindeua com a criação, no local, dos cursos de Licenciaturas em Física, Química, Geografia e História.

- OFERTA ESPECIAL: Além deles há outros 11 cursos que estão sendo interiorizados pela universidade com oferta de turmas únicas: Física (Tucuruí), Pedagogia (Uruará e Oeiras do Pará), Matemática (Capanema, Augusto Corrêa e Limoeiro do Ajuru), Serviço Social (Melgaço), Letras – Língua Portuguesa (Mãe do Rio, Mocajuba e Oeiras do Pará) e Letras – Língua Inglesa (Mocajuba).

MUDANÇA NO SISTEMA DE COTAS

Conforme definido pela chamada lei das cotas (Lei nº 12.711 de agosto de 2012 a qual define a implantação de alterações nas cotas das universidades públicas até junho de 2016), a UFPA está ajustando o seu sistema de reserva de vagas as regras definidas.

Ressaltamos que o sistema de cotas da UFPA funciona como conjuntos e subconjuntos de cotas. Assim, do total de regras ofertadas 50% continua sendo reservada a estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública de ensino (cota escola - CE). Deste percentual, 50% passa a ser reservado para candidatos integrantes de famílias com rende per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (cota renda - CR).

Do total de vagas reservadas em cada caso (ou seja, tanto da cota escola, quanto da cota renda), 78% das vagas serão reservadas a estudantes que se autodeclarem pretos, pardos ou índios (cota pretos, pardos ou índios – Cota EPPI e Cota EPPIR). Essa alteração é realizada a fim de ajustar a oferta de vagas aos dados do último Censo do IBGE sobre a distribuição da população paraense, conforme define a Lei de Cotas.

OUTROS RELEVANTES

APLICAÇÃO DO BÔNUS DE 10% NO PS 2015:
Tem direito ao bônus candidatos que cursaram as três séries do Ensino Médio nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins, independente do sistema de cotas.

CRITÉRIOS DE ELIMINAÇÃO NO PS 2016:
Falta em uma ou mais provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
Insuficiência de pontos em uma das áreas do Enem. Os candidatos precisam obter média superior a 400 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento;
Insuficiência de pontos na redação do Enem. Os candidatos precisam obter nota mínima superior a 500 pontos.