Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
feevale logoNesta terça-feira, dia 26, professores dos programas de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais e Diversidade Cultural e Inclusão Social; e dos mestrados Profissional em Letras e Profissional em Indústria Criativa da Feevale receberam, no Câmpus II, os professores Jeremy Lehnen e Leila Lehnen da Universidade do Novo México (UNM).
No encontro, a Universidade Feevale foi representada pelos professores: Juracy Ignez Assmann Saraiva; Claudia Schemes; Ernani Cesar de Freitas; Marcos Emilio Santuario; Roswithia Weber; Saraí Patricia Schmidt e Marinês Andrea Kunz.

A reunião teve como objetivo discutir a proposta de um convênio entre o programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Feevale, com o Departamento de Espanhol e Português e o programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura Latino-Americana da Universidade do Novo México. Para a coordenadora do programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, Juracy Saraiva, a parceria é relevante pelo fato de promover novas ações e fomentar o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos. “A parceria prevê o intercâmbio de professores para ministrar palestras e cursos de curta duração; intercâmbio de alunos de graduação e de pós-graduação para a realização de disciplinas ou cursos; além de inserção de alunos do programa Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais no Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura Latino-Americana, por meio de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)”, finalizou.

Aqui no Brasil, a instituição norte-americana já possui vínculo com a Universidade de Brasília (UNB), e a ideia de expandir laços com outras instituições de ensino superior do Brasil, como a Feevale, vai ao encontro da necessidade de conciliar os interesses, e atingir um denominador comum. Para os professores da instituição americana, o ideal é mostrar o quão essencial é o intercâmbio, focando no aprendizado de uma nova língua e o conhecimento de uma nova cultura. “Queremos promover a troca de culturas, por meio do intercâmbio, dando maior flexibilidade aos alunos do curso de Letras irem para a UNM aprender o espanhol, por exemplo. Atualmente, existe um programa de bolsa de Mestrado, no qual, entram dois alunos brasileiros por ano. Também, seria interessante se o governo americano investisse mais, incentivando outras instituições de lá a criarem parcerias aqui no Brasil em outras áreas”, afirmou Leila.