Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
pint of scienceQue a ciência é uma atividade ­muito divertida os cientistas já sabem. Agora, eles vão sair dos seus laboratórios durante três noites para contar como é o trabalho que eles fazem e os impactos disso na vida das pessoas. Essa é a proposta do Pint of Science, um festival internacional de divulgação científica que será realizado pela primeira vez no Brasil este ano, nos dias 18, 19 e 20 de maio.
A iniciativa acontecerá simultaneamente em São Carlos, que é conhecida como a capital da tecnologia, e em mais de 50 cidades espalhadas por outros oito países: Inglaterra, Irlanda, Espanha, Itália, Austrália, Estados Unidos, Alemanha e França.

A instituição responsável por trazer o evento ao Brasil é o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. “Queremos facilitar o contato da comunidade com o conhecimento científico e possibilitar que dialoguem diretamente com os pesquisadores”, explica a presidente da Comissão de Cultura e Extensão do Instituto, Solange Rezende.

Durante as três noites do festival, o público poderá participar gratuitamente de seis debates que acontecerão em dois restaurantes da cidade: no Espaço Sete e no Mosaico. A cada noite, dois temas atuais serão discutidos, tais como robótica, tecnologia na educação, conhecimento livre, ciências matemáticas aplicadas à indústria, economia solidária e muito mais (veja a programação completa).

Da Inglaterra para o mundo – Em 2012, os pesquisadores Michael Motskin e Praveen Paul, do Imperial College London, organizaram um evento chamado Encontro com pesquisadores, trazendo aos laboratórios pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla para mostrar o tipo de pesquisa que estavam realizando.

A experiência foi tão inspiradora que os dois cientistas pensaram: por que os pesquisadores não podem sair de seus laboratórios para encontrar as pessoas? Foi assim que nasceu o Pint of Science. A primeira edição do festival aconteceu na Inglaterra em maio de 2013.

No Brasil, o evento conta com o apoio da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), do Núcleo de Apoio ao Software Livre (NAPSoL) e do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

Programação Pint of Science Brasil 2015

Segunda-feira, 18/05, às 20 horas

A tecnologia na educação e a educação para a tecnologia
Coordenação: Seiji Isotani (ICMC)
Onde: restaurante Mosaico (rua Aquidaban, 1342, São Carlos)

O conhecimento livre e a liberdade de compartilhar boas ideias
Coordenação: Francisco José Monaco (ICMC/NAPSoL)
Onde: Espaço Sete (rua Sete de Setembro, 1447, São Carlos)

Terça-feira, 19/05, às 20 horas

Matemática e beleza
Coordenação: Thaís Jordão (ICMC)
Onde: restaurante Mosaico

Inclusão social, etnomatemática e economia solidária
Coordenação: Renata Meneghetti (ICMC)
Onde: Espaço Sete

Quarta-feira, 20/05, às 20 horas

A inovação em ciências matemáticas e as ciências matemáticas em inovação
Coordenação: Francisco Louzada Neto (ICMC/CeMEAI)
Onde: restaurante Mosaico

A era da robótica e seus impactos na sociedade
Coordenação: Fernando Santos Osório (ICMC/CROB)
Onde: Espaço Sete


Mais informações
Site do evento: pintofscience.icmc.usp.br
Facebook: https://www.facebook.com/pintofsciencebrasil