Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
education-in-irelandA Irlanda enviou nesta semana uma das suas maiores missões educacionais ao Brasil, composta por porta-vozes de 18 institutos de ensino superior do país, para participar da Euro-Pós – Feira de Graduação e Pós-Graducação para Estudos na Europa. O evento comencou ontem, e vai continuar hoje em São Paulo, e em Curitiba, na próxima terça-feira, dia 2 de dezembro.
Estudantes que se inscreveram para o Ciências Sem Fronteiras 2015 devem aproveitar a oportunidade para tirar dúvidas e conhecer mais sobre as universidades nas quais gostariam de estudar. Outros alunos também não podem perder a chance de conferir bolsas de estudo disponíveis para diversas áreas.

A Irlanda se tornou um dos destinos mais populares entre os brasileiros que querem aprimorar o inglês por conta das suas escolas de idiomas de alto nível e por ser um dos poucos países na Europa que permite o estudante trabalhar durante o ano letivo. Agora, os universitários também estão indo para a ilha europeia por causa das suas renomadas universidades.

Mais de dois mil jovens brasileiros já tiveram a oportunidade de estudar na Irlanda através do Ciência Sem Fronteiras, projeto financiado pelo governo federal brasileiro. A procura pelo país foi alta durante as inscrições para bolsas em 2015, e agora as 1.123 estudantes quem foram aprovados tem que escolher entrar ambos os institutos de ensino superior da Irlanda. O aluno poderá estudar até dois semestres da graduação na Irlanda com a opção de prolongar o intercâmbio com um período de estágio na área.

Researh Brasil Ireland: Durante o ano, a Research Brazil Ireland (RBI), uma iniciativa do governo irlandês para promover pesquisa colaborativa entre os dois países, patrocinou diversos estágios para estudantes do Ciência Sem Fronteiras na Irlanda. Em seu segundo ano, a RBI conta com várias colaborações ativas entre pesquisadores de universidades e centros de pesquisas brasileiros e irlandeses. Mais de 12 grupos colaborativa entre os dois países alcançaram importante metas neste período.

Um grupo de pesquisa em refinaria conta com a colaboração de pesquisadores da Unicamp e Petrobras ao lado de parceiros das universidades irlandesas, como University College Cork (UCC), University of Limerick (UL), National University of Ireland - Galway (NUIG), e University College Dublin (UCD). Outra equipe, cujo tema é Ciências Bioanalíticas, reuniu experts da INCTBio, Unicamp, USP, Dublin City University (DCU) e The Royal College of Surgeons Ireland (RCSI).

Como parte do projeto, a Research Brazil Ireland vai promover a primeira edição da Semana da Ciência Brasil-Irlanda em fevereiro de 2015. Pelo menos cem pesquisadores seniors brasileiros devem participar da conferência, que vai acontecer em Dublin, capital da irlanda, com suporte da Capes, FAPESP, FAPERJ e INCTBio.

Mestrado e Doutorado: Embora os estudantes contemplados pelo Ciência Sem Fronteiras devam voltar ao Brasil depois do fim da bolsa de estudos, vale lembrar que é possível fazer mestrado ou pós-doutorado na Irlanda com apoio de outras agências de financiamento brasileiras. Neste caso, o país oferece aos alunos internacionais um ano de permanência depois de completarem o curso.

Interessados em participar de projetos de doutorado ou pós-doutorado ainda têm tempo de se aplicar para financiamento. As inscrições abertas até 19 de dezembro. Caso haja intenção de se candidatar, é necessário fazer contato com instituições irlandesas imediatamente.

Estudantes brasileiros que vivem na Irlanda destacam a segurança do país (a maioria não acredita no primeiro momento que a polícia irlandesa não usa armas), e a natureza acolhedora da população. O tamanho da ilha e o fácil acesso a outros países da Europa também conta na hora da escolha dos estudantes pela Irlanda.

Confira as instituições de ensino superior irlandesas que estão no Brasil:

http://www.educationinireland.com/en/events/Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para obter informações sobre como estudar na Irlanda, visite http://educationinireland.com/en/

Para vagas de doutorado na Irlanda, visite http://phdireland.ie/

Para vagas de pós-doutorado, visite http://rbi.ie/research-in-ireland/job-opportunities/

Para informações sobre financiamento para estudos de pós-graduação na Irlanda, visite:
http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/apresentacao27

Para oportunidades de bolsas de estudo na Irlanda, visite
http://educationinireland.com/en/How-Do-I-Apply-/Check-Tuition-Costs-Scholarships/Scholarships/

Para obter informações sobre a Semana da Ciência Brasil-Irlanda, visite http://rbi.ie/science-week/