Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
univates logoMais uma universidade está entre as opções de destinos de intercâmbio da Univates, desta vez, no continente africano. Nesta semana, a Instituição assinou convênio com a Universidade Mohammed V, na cidade de Rabat, no Marrocos. O objetivo é possibilitar a mobilidade de alunos e professores das instituições.
De acordo com a gerente da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais da Univates, Viviane Bischoff, que esteve em visita ao local, a universidade marroquina possui um Instituto de Letras no qual o ensino da Língua Portuguesa é muito significativo. “Vamos iniciar cooperando nessa área, mas todas as outras são contempladas. O especial interesse deles também é na área de energias renováveis e biotecnologia”, explica.

Além da assinatura do convênio, realizada pelo reitor da Univates, Ney Lazzari, a visita ao país africano oportunizou a presença da professora Grasiela Bublitz, vinculada ao Centro de Ciências Humanas e Sociais da Univates, na defesa da tese de doutorado do estudante marroquino Lahcen El Moutaqi, que foi co-orientado pela docente. Com o título “Colocações: o estado da investigação no mundo lusófono”, a tese de El Moutaqi fez um levantamento bibliográfico sobre o uso de determinadas expressões linguísticas com as quais o estrangeiro se depara ao aprender uma nova língua – no caso, o português. O que tornou a tese original foi a criação de um manual destinado aos marroquinos iniciantes no idioma.