Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O crescimento da demanda de vistos registrada no Consulado dos EUA saltou de 180 mil em 2004 para 1,2 milhão em 2014. No Brasil, a Casa da Moeda imprime em média dois milhões de passaportes anualmente, o que indica que cerca de 60% dos passaportes brasileiros possuem visto americano. Esta foi uma das informações dadas pelo vice-cônsul dos EUA no Rio de Janeiro, James Dowd, em visita, nesta sexta, 17, à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Dowd sanou dúvidas acerca da obtenção do visto para estudos em instituições americanas. O evento, promovido pela Diretoria de Relações Internacionais, se insere na sequência de palestras de esclarecimento aos estudantes interessados no intercâmbio internacional.

No dia 29 de outubro, será lançado o Edital PIIGRAD 2015, com vagas e oportunidades de estudo no exterior para alunos de graduação. O vice-cônsul esclareceu questões quanto a tipos de visto, procedimentos para retirada do visto, preenchimento do formulário, e taxas e detalhes sobre como é conduzida a entrevista para sua obtenção. Para Dowd, “alunos estrangeiros enriquecem as escolas e há grande interesse no brasileiro”. Para fomentar esta ida, o Education USA, órgão mantido pelo governo americano, mantém 20 escritórios no Brasil para a orientação dos estudantes que pensam em estudar no país.

Ainda segundo o oficial consular, em 2014, mais de 30 mil alunos estão, através do programa Ciência Sem Fronteiras, estudando em alguma instituição americana. “O governo está interessado em atrair os brasileiros, uma vez que o país promete ser uma super potência nas próximas décadas. Por certo, estes estudantes, no futuro, serão lideranças no Brasil e, portanto, o contato com as instituições de ensino dos EUA já formam boas relações entre os países”, explicou.

Um sonho americano

Em 2015, entre os milhares de passaportes em busca de um visto de estudante nos EUA, estará o de Felipe Scaldini, estudante do sétimo período de direito na UFJF, que decidiu se candidatar para a Farleigh Dickinson University, a maior instituição privada do estado de New Jersey, disponível no próximo edital PIIGRAD. O objetivo de Felipe, além de uma experiência de estudos, é tentar jogar no time de futebol da Universidade, que faz parte da liga universitária, os Farleigh Dickinson “Devils”.

“Sempre tive vontade e gostei muito do incentivo ao esporte e à cultura nos EUA. Quando conheci o PIIGRAD, vi que era realmente possível realizar este sonho. Minha maior preocupação é juntar toda a documentação para não ter empecilhos na minha candidatura”. O estudante encontrou no evento um espaço importante para confirmar suas expectativas. “Esclareci dúvidas e confirmei alguns pontos principais quanto à retirada do visto. Ajudou bastante”, avaliou.

Outras informações:

www.facebook.com/ufjfinternationaloffice