Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O número de candidatos inscritos no Vestibular 2014/2015 da UFPR (Universidade Federal do Paraná) é o maior da história. Foram 57.144 inscrições efetivadas neste ano e 53.603 no ano passado, um aumento de 6,6%. A relação candidato-vaga será divulgada até 19 de outubro, segundo o Núcleo de Concursos da UFPR. Isto porque os 328 inscritos para o curso de Música ainda precisam realizar prova de habilidade específica (anterior à 1ª fase), que acontecerá no dia 12 de outubro.
O resultado desta prova interfere na relação candidato-vaga geral do vestibular porque estes candidatos têm direito à segunda opção de curso, caso obtenham nota inferior à média das notas desta mesma prova.

De acordo com o Núcleo de Concursos, 265 destes candidatos cadastraram uma segunda opção e, destes, os que reprovarem na prova de 12 de outubro terão sua reopção deferida automaticamente.

Mais vagas para o SISU

O número de vagas ofertadas pela UFPR para o SISU (Sistema de Seleção Unificada) cresceu 10%. Foram 1925 no vestibular deste ano e 1596 vagas no processo seletivo 2013/2014. O Sisu é um sistema gerenciado pelo Ministério da Educação no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio).

Já o número de vagas de todos os cursos cresceu 10,8%. Foram 6.755 neste ano (4.830 pelo Processo Seletivo Vestibular UFPR e 1.925 pelo processo seletivo SISU) e 6.096 no ano passado (4.500 pelo processo seletivo UPPR e 1.596 pelo SISU).

Núcleo aprimora vestibular

O novo coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, professor Mauro Belli, explicou que a Universidade aprimorou o seu Processo Seletivo Vestibular 2014/2015.

Neste ano, a nota do ENEM não será mais utilizada, porém, a quantidade de vagas destinadas ao SISU passará de 10% para 20% do total de vagas de todos os cursos de graduação da UFPR.

No ano passado, a UFPR utilizou o ENEM de duas maneiras. Primeiro, para determinar o escore final do vestibular (10% ENEM e 90% com as provas do vestibular). Segundo, para destinar 10% do total de vagas para ingresso pelo Sistema Sisu. ?A utilização do resultado do ENEM é uma forma de reconhecer sua importância. Constatamos que valorizaríamos mais a participação dos candidatos naquele instrumento de avaliação aumentando as vagas destinadas ao SISU. E o aumento foi significativo, de dez pontos percentuais?, afirmou Belli, que tomou posse no cargo na segunda-feira da semana passada (dia 22).

Este não foi o único avanço definido pela UFPR para o Processo Seletivo Vestibular 2014/2015. O novo coordenador do Núcleo de Concursos também pretende implementar a melhoria da infraestrutura, por meio da atualização tecnológica tanto nos processos de impressão quanto nos recursos de comunicação utilizados no processo seletivo. ?Estamos modernizando nosso parque de máquinas para melhorar a qualidade gráfica dos quatro milhões de cópias de materiais que produzimos para o vestibular. Já para a segunda fase teremos soluções de tecnologia mais modernas?, disse Mauro Belli.

O Processo Seletivo Vestibular 2014/2015 da UFPR será realizado em três fases especificamente para os candidatos inscritos para o curso de Música, o qual terá a primeira prova no dia 12 de outubro, com a Prova de Habilidade Específica (PHE), e as outras fases coincidindo com os demais cursos. A prova objetiva (1ª fase) ocorre no dia 2 de novembro para todos os cursos (80 questões de conhecimentos gerais, com 5h de duração). A última fase nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro para os candidatos melhor classificados na primeira fase, de acordo com os critérios explicados no Edital 14/2014-NC-PROGRAD-UFPR (disponível em www.nc.ufpr.br). No dia 30 de novembro, a prova será de compreensão e produção de textos, com 4h30 de duração. No dia 1º de dezembro, haverá até duas provas específicas, com 2h30 cada uma.

Cerca de três mil pessoas serão mobilizadas para trabalhar na aplicação das provas em todos os campi da UFPR e em outros locais especialmente preparados para o evento.

Mais informações podem ser obtidas no Guia do Candidato, disponível na página do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br).