Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
HandA partir de dezembro de 2013, o periódico Hand, editado pela American Association for Hand Surgery (AAHS), tornou-se o órgão oficial de divulgação científica da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM). “Além da própria American Association, somente a sociedade brasileira tem a Hand como órgão oficial.

Isso, em primeiro lugar, reflete o reconhecimento externo à excelente qualidade da pesquisa feita no Brasil na área de cirurgia da mão”, afirmou Carlos Henrique Fernandes, secretário geral da SBCM e pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) à Agência FAPESP. De acordo com Fernandes, tal reconhecimento é resultado de cinco anos de intercâmbios com a associação americana, com participação mútua em congressos, palestras e cursos.

Em termos práticos, o primeiro desdobramento é a participação de três pesquisadores brasileiros no conselho editorial do periódico – Fernandes, Flavio Faloppa, também da Unifesp, e Rames Mattar Junior, da Universidade de São Paulo (USP). “Participaremos da definição das regras da revista e da avaliação dos artigos que são publicados nas quatro edições anuais de Hand”, disse Fernandes.

Em segundo lugar, todos os cirurgiões de mão brasileiros ligados à SBCM terão acesso gratuito à edição on-line da revista. “Trata-se de um fator importante para a atualização permanente por parte dos nossos médicos. E, dessa maneira, esperamos contribuir com o surgimento de novas pesquisas e incentivar a submissão de um maior número de artigos à Hand, acessada no mundo inteiro”, afirmou.

O periódico é indexado em bancos de pesquisa como PubMed, da Biblioteca Americana de Medicina, Scopus, Google Scholar, OCLC, SCImago e Summon by Serial Solutions.

Agência FAPESP