Isso, em primeiro lugar, reflete o reconhecimento externo à excelente qualidade da pesquisa feita no Brasil na área de cirurgia da mão”, afirmou Carlos Henrique Fernandes, secretário geral da SBCM e pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) à Agência FAPESP. De acordo com Fernandes, tal reconhecimento é resultado de cinco anos de intercâmbios com a associação americana, com participação mútua em congressos, palestras e cursos.
Em termos práticos, o primeiro desdobramento é a participação de três pesquisadores brasileiros no conselho editorial do periódico – Fernandes, Flavio Faloppa, também da Unifesp, e Rames Mattar Junior, da Universidade de São Paulo (USP). “Participaremos da definição das regras da revista e da avaliação dos artigos que são publicados nas quatro edições anuais de Hand”, disse Fernandes.
Em segundo lugar, todos os cirurgiões de mão brasileiros ligados à SBCM terão acesso gratuito à edição on-line da revista. “Trata-se de um fator importante para a atualização permanente por parte dos nossos médicos. E, dessa maneira, esperamos contribuir com o surgimento de novas pesquisas e incentivar a submissão de um maior número de artigos à Hand, acessada no mundo inteiro”, afirmou.
O periódico é indexado em bancos de pesquisa como PubMed, da Biblioteca Americana de Medicina, Scopus, Google Scholar, OCLC, SCImago e Summon by Serial Solutions.
Agência FAPESP