Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Resultados de pesquisas em diversas áreas e a importância da colaboração científica entre países estarão em destaque na FAPESP Week North Carolina, que será realizada nos dias 11 e 12 de novembro na Carolina do Norte, Estados Unidos. Organizado pela FAPESP, pela University of North Carolina at Chapel Hill, pela UNC Charlotte, pela North Carolina State University e pelo Brazil Institute do Wilson Center, o simpósio deverá ampliar o intercâmbio entre pesquisadores do Estado de São Paulo e da Carolina do Norte.
O primeiro dia de atividades será em Charlotte, com a realização de debates sobre diversos temas com o objetivo de prospectar novas possibilidades de pesquisa colaborativa.

Larry Mays, Jessica Schlueter, Regina Guyer, Ronald Clouse, David Young e Daniel Janies (UNC Charlotte), Mauro Galetti (Unesp), Carlos Eduardo Ambrosio, Lidia Aparecida Rossi, Inge Elly Kiemle Trindade e Maritta Koch-Weser (USP) são alguns dos pesquisadores previstos para participar das mesas temáticas.

No dia 12, o simpósio ocorrerá na North Carolina State University, em Raleigh, onde serão discutidos assuntos como ciências da saúde, bioenergia, biodiversidade e parcerias estratégicas entre Estados Unidos e Brasil.

Richard D. Mahoney, Bailian Li, Mark Nance, Paul Lunn, Anita Brown-Graham, Greg Parsons, Jeffery P. Braden and Chris Frey (NC State University), Kia Caldwell, Luiz Diaz, Luiz Pimenta, Marcia Van Riper, Pranab Sen, Ron Strauss e Thomas Meyer (UNC Chapel Hill), Amancio Jorge Nunes de Oliveira, Neyde Murakami Iha e Valeria Aoki (USP) estão entre os cientistas confirmados.

No mesmo dia será anunciado o resultado da chamada de propostas de pesquisa conjunta publicada pela FAPESP com a NC State University.

Paralelamente ao evento, a exposição Brazilian Nature – Mystery and Destiny será apresentada nas cidades de Chapel Hill, Raleigh e Charlotte. A mostra é resultado de uma parceria entre a FAPESP e o Museu Botânico de Berlim que apresenta o trabalho de documentação feito pelo naturalista alemão Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868).

A exposição também mostra uma comparação das imagens produzidas no século 19 com fotografias atuais de plantas e biomas, além de retratar alguns dos resultados de pesquisas realizadas no âmbito do projeto Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo e do Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Recuperação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo (BIOTA-FAPESP).

A FAPESP Week North Carolina ocorre em um momento em que a pesquisa científica brasileira atinge seu mais alto patamar de projeção internacional, com índices que demonstram a crescente participação do país no sistema global de ciência e tecnologia.

Para o presidente da FAPESP, Celso Lafer, a Fundação está se inserindo nos círculos internacionais de apoio à pesquisa, encorajando pesquisadores europeus a estreitar seus vínculos com as universidades brasileiras, que oferecem boas oportunidades de pesquisa.

“O Brasil está consolidando seu status e evoluindo para uma das principais economias do mundo baseadas no conhecimento. Por isso, estamos abertos a fazer parcerias de pesquisa com instituições europeias que realizam pesquisa”, disse.

Mais informações: www.fapesp.br/week2013/nc

Agência FAPESP