Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
ufpr logoDebater metodologias que permitam registrar, na língua dos Terenas, lições ambientais desta população que vive às margens da BR-262/MS (trecho entre Anastácio e Corumbá). Este é o objetivo dos encontros realizados junto a esta população, que teve como ministrante a professora da UFPR Christiane Gioppo.
Segundo a docente, que participa do Programa de Educação Ambiental (PEA), a ideia é formatar histórias e lendas indígenas, uniformizá-las e, depois, publicá-las no livro "Lições Ambientais dos Terenas". Desde 2012, a UFPR participa, através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), do projeto ?BR-262 - Faço parte deste caminho".

A Universidade pretende contribuir, com suas ações, na introdução da leitura e escrita na língua mãe de aproximadamente duas mil índios crianças Terenas, matriculados nas séries iniciais de 15 aldeias dos municípios de Anastácio, Miranda e Aquidauana, explica Christiane. Com uma equipe técnica multidisciplinar formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.