Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Dos 10 projetos para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas em Santa Catarina aprovados pelo Programa Observatório da Educação, três são da UFSC e três são da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). FURB, UDESC, Unoesc e Unesc tiveram um projeto aprovado. No total, foram selecionados 90 projetos no país pelo Observatório da Educação, programa implantado pelo Governo Federal, através da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, para fomentar o desenvolvimento de estudos e pesquisas em educação, com a finalidade de incentivar a produção acadêmica e a formação de recursos pós-graduados em educação, em nível de mestrado e doutorado.

Esta é a segunda vez que a Unisul fica entre as instituições de ensino de Santa Catarina que mais aprovam seus projetos. No final do ano passado, foi a segunda universidade do Estado em número de projetos selecionados no Edital da Fapesc - Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Ficou à frente de todas as universidades comunitárias do Sistema Acafe e também da universidade estadual. Com mais projetos aprovados, apenas a instituição federal.

“Esse resultado é um indicador de que a estratégia de eleger a pesquisa e a inovação como um de seus pilares principais está no caminho da consolidação, apresentando resultados sustentáveis”, ressalta o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Mauri Heerdt.

Junto com essa estratégia, ações colocadas em prática na instituição, para facilitar o acesso dos pesquisadores a editais, assim como apoiá-los nos procedimentos burocráticos, também foram salientados pelo vice-reitor. “Nesse contexto, é importante ressaltar dois aspectos: a qualidade dos nossos pesquisadores e o trabalho realizado pelo Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Unisul (Agetec), que dá apoio ao desenvolvimento dos projetos que, assim, chegam mais bem fundamentados para a seleção. Pesquisadores bons com projetos bem feitos resultaram nesse indicador positivo para a nossa universidade”, ressalta.

“A Agetec apoia a elaboração de projetos, auxilia na busca de fomento, na gestão de projetos. Isso tudo dá mais segurança ao pesquisador e deixa-o mais livre para se dedicar ao que realmente é o seu trabalho: desenvolver as pesquisas. Tudo isso é estímulo aos pesquisadores e, pelo visto, o resultado começa a aparecer”, comemora o diretor da Agetec, professor Paulo Roberto Boff.