Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A 2ª Escola São Paulo de Ciência Avançada em Imunodeficiências Primárias (2nd São Paulo Advanced School on Primary Immunodeficiencies - II ESPCA-PID) será realizada de 3 a 8 de março no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Nessa segunda edição da escola serão abordadas as relações entre autoimunidade e imunodeficiência.
O evento está sob a responsabilidade do Departamento de Pediatria, sendo a coordenadora a professora Magda Carneiro-Sampaio. A escola tem apoio da FAPESP por meio da modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA).

A organização da 2ª ESPCA-PID é resultado da interação da FMUSP com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein, o Instituto de Medicina Infantil de Pernambuco e o Instituto Gulbenkian de Ciência, em Portugal.

Além de diversos professores brasileiros, a escola receberá 16 conferencistas estrangeiros e 110 estudantes provenientes de 18 países diferentes.

Dentre os assuntos que serão tratados se destacam a frequência das imunodeficiências primárias – consideradas como doenças raras, algumas extremamente raras – e o timo humano, órgão essencial para o estabelecimento da tolerância dita central e, portanto, certamente envolvido na gênese da autoimunidade.

Nos dias anteriores à 2ª ESPCA-PID haverá um curso teórico-prático sobre técnicas laboratoriais avançadas para investigação de imunodeficiências primárias (www.icr.usp.br/ESPCA-PID/course.asp) e também ocorrerá a 1ª Reunião do Consórcio Brasileiro dos Centros de Referência e Treinamento em Imunodeficiências Primárias (www.icr.usp.br/ESPCA-PID/meeting.asp), sendo que para este último evento ainda podem ser aceitas inscrições (pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Mais informações sobre a 2ª ESPCA-PID: www.icr.usp.br/espca-pid

Agência FAPESP