Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O fim de semana de provas do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS) ocorreu dentro da normalidade para os participantes da 1ª e da 2ª etapas. No domingo, os faltosos da 2ª etapa corresponderam a 9,7% dos 21.096 inscritos. Os candidatos da 1ª etapa fizeram provas no sábado, quando a abstenção registrada foi de 12,8% de um total de 27.760 inscritos. Os gabaritos oficiais preliminares dos itens dos tipos A, B e C serão divulgados no dia 5 de dezembro, no site www.cespe.unb.br/pas.
Passada a aplicação das provas, os candidatos devem acompanhar o calendário de resultados.  Os gabaritos definitivos serão disponibilizados na data provável de 11 de janeiro de 2013. Os resultados provisórios dos itens do tipo D e da prova de redação estão previstos para serem divulgados no dia 5 de março. O resultado final da 1ª e 2ª etapas será conhecido na data provável de 29 de março.

O Coordenador Acadêmico do Cespe, Paulo Portela, salienta que o PAS, principalmente em suas duas etapas iniciais, é fundamentalmente uma avaliação. “Para que esse programa tenha sucesso, os estudantes e professores devem ficar atentos aos resultados, especialmente em relação às notas dos itens do tipo D e da prova de redação, que são eliminatórias”, afirma Portela, lembrando que haverá período para interposição de recursos contra o gabarito oficial preliminar e os resultados provisórios dos itens do tipo D e da prova de redação. Ele também destaca que, após a correção das provas e a finalização dos recursos, as escolas e os alunos receberão seus respectivos boletins de desempenho do PAS, que devem servir de referência para a preparação para as etapas seguintes.

PRIMEIRA ETAPA – As provas da 1ª etapa do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS) foram realizadas neste sábado (1º/12). Do total de 27.760 inscritos, a abstenção foi de 12,8%. O Cespe/UnB realizou a aplicação do exame em 101 locais de prova no Distrito Federal e nas cidades de Anápolis (GO), Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso de Goiás (GO), Belo Horizonte (MG), Patos de Minas (MG), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG).

As provas de conhecimentos e a prova de redação em Língua Portuguesa tiveram início às 13h e término às 18h. As questões da prova de conhecimentos foram divididas em duas partes: a primeira contou com questões de Língua Estrangeira e a segunda parte da prova apresentou itens de Artes Cênicas, Artes Visuais, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, Música, Química e Sociologia.

Na prova de redação, foi solicitado aos candidatos que expressassem sua opinião a respeito do “costume de tatuar o corpo e do desejo de muitas pessoas de ter o corpo tatuado”. Os alunos foram subsidiados a partir de ilustrações e textos que continham impressões sobre o tema.

SEGUNDA ETAPA – Os candidatos da 2ª etapa demonstraram tranquilidade enquanto aguardavam o início da prova, às 13h, neste domingo. Ananda Calcanhoto, 18 anos, fez a prova na escola onde estuda, em Brasília. “Agora é a hora de colocar em prática o que estudei durante o ano. Estou confiante”, disse ela, que deseja tentar uma vaga no curso de Arquitetura e Urbanismo na terceira etapa do PAS.

Leonardo Matheus Souza Ribeiro, 16 anos, estudante de uma escola pública do Plano Piloto de Brasília, afirmou que estava tranquilo antes da prova, mas também ansioso porque se tratava de uma avaliação do PAS. “Não é uma prova com questões específicas. A prova é de conhecimento geral, uma vez que muitas questões se ligam às diversas disciplinas que estudamos durante o ano”, explica ele, que pretende se candidatar aos cursos de Engenharia ou Arquitetura e Urbanismo na terceira etapa.

A prova da 2ª etapa continha 110 questões dos tipos A (certo e errado), B (resposta numérica), C (múltipla escolha) e D (resposta construída). Na prova de redação foi solicitado ao candidato que redigisse uma carta posicionando-se a respeito das informações apresentadas na prova e argumentando sobre a necessidade de as grandes cidades usarem a criatividade para assumirem suas responsabilidades com o meio ambiente. Solicitou-se, ainda, que o candidato sugerisse como devem ser vencidas as dificuldades ambientais trazidas pelo progresso.

TERCEIRA ETAPA – A prova da terceira etapa do PAS será aplicada no dia 16 de dezembro. A UnB abriu aos inscritos nesta etapa 2.092 vagas em 96 cursos de graduação, das quais 305 são para o Sistema de Cotas para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2013.

UnB Agência