Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, assina na próxima segunda-feira, 19, na Espanha, memorando que prorroga o Programa de Estudos Superiores do Ministério da Educação e Universidade de Salamanca (ProUni-Salamanca). A parceria, ramo internacional do Programa Universidade para Todos (ProUni), oferece bolsas de estudos na Universidade de Salamanca, Espanha, para jovens brasileiros de baixa renda e bom resultado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Desde 2010, o ProUni-Salamanca seleciona anualmente 10 estudantes de todas as regiões do país e de diferentes áreas do conhecimento para cursar a graduação na universidade espanhola. Na primeira edição, foram indicados alunos das áreas de farmácia, engenharia química, de informática e civil, pedagogia, matemática e comunicação social; no ano seguinte, de ciências biológicas, matemática, engenharia e física; este ano, de matemática, química e física.

A primeira edição da parceria, com duração de quatro anos — até 2013 —, prevê a possibilidade de o programa ser prorrogado por outros quatro. Durante a viagem, o ministro terá encontro com bolsistas do ProUni-Salamanca e do programa Ciência Sem Fronteiras. No âmbito do Ciência sem Fronteiras estudam na Espanha cerca de 2,2 mil estudantes de graduação e pós-graduação.

A missão internacional ainda será marcada por uma reunião de Mercadante com o ministro da educação da Espanha e encontros com o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, e com o rei Juan Carlos I. Durante a visita, será anunciada a parceria do Ministério da Educação com o Banco Santander para a oferta de 30 mil bolsas de idiomas.

Fundada em 1218, a Universidade de Salamanca é a mais antiga da Península Ibérica. Com mais de 35 mil alunos de diversas partes do mundo, está entre as instituições universitárias mais prestigiadas da Europa.

MEC Assessoria de Comunicação Social