Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação de todo o País e representantes de fundações estaduais de amparo à pesquisa estarão reunidos nesta quinta (8) e sexta-feira (9), no Hotel Bourbon, em Curitiba, durante o Fórum Nacional CONSECTI (Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de C,T&I) e CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa).
A abertura do evento, que acontecerá às 9h de quinta-feira (8), contará com a presença do Secretário Executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antonio Rodrigues Elias, do Governador do Paraná, Beto Richa, do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Augusto Gadelha, do Secretário de Educação Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Paraná, Alípio Santos Leal Neto, entre outras autoridades.
 
Às 10h, haverá a assinatura do Protocolo de Intenções entre a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e a Fundação Araucária, que garantirá recursos da ordem de R$ 97.846.282,80 para a pesquisa no Paraná. O Protocolo será assinado pelo presidente da Fundação Araucária, Paulo Roberto Brofman, pelo presidente da CAPES, Jorge Almeida Guimarães, pelo governador Beto Richa e pelo secretário Alípio Santos Leal Neto.
 
Segundo Brofman, que é professor da PUCPR, os recursos serão destinados a entidades de Ciência, Tecnologia e Inovação paranaenses, visando à ampliação e ao fortalecimento da pesquisa no Estado. Os investimentos possibilitarão a concessão de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado em áreas prioritárias para o Paraná e a aquisição e manutenção de equipamentos para pesquisa. “A ciência paranaense tem uma atuação tímida no cenário nacional. Não temos, por exemplo, um programa de pós-graduação com nota máxima pela CAPES. Por isso, a importância destes investimentos”, considera Brofman.
 
Serviço:
Evento: Abertura do Fórum Nacional CONSECTI e CONFAP e assinatura do Protocolo de Intenções entre CAPES e Fundação Araucária
Dia: quinta (8)
Horário: 9h (abertura) e 10h (assinatura do Protocolo de Intenções)
Local: Bourbon Curitiba Convention Hotel (Rua Cândido Lopes, 102 – Curitiba)