Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
jose-varelaO governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, nomeou, no dia 10 de fevereiro, o professor José Arana Varela para exercer a função de diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP. O decreto foi publicado no dia seguinte no Diário Oficial do Estado de São Paulo. A vaga estava aberta em decorrência do falecimento do professor Ricardo Renzo Brentani no dia 29 de novembro de 2011.
Em dezembro, o Conselho Superior da FAPESP realizou a eleição da lista tríplice para a escolha do diretor-presidente do CTA, que foi composta por Varela, José de Souza Martins e Hugo Aguirre Armelin.

Varela é professor titular do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araraquara, e diretor da Agência Unesp de Inovação. Ele é o primeiro docente da Unesp a assumir o cargo de diretor-presidente do CTA da FAPESP.

Foi membro do Conselho Superior da FAPESP de 2004 a 2010 e seu vice-presidente de 2007 a 2010. Participa como pesquisador principal e coordenador em Inovação do Centro Multidisciplinar de Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.

Segundo Varela, sua conexão com a FAPESP vem desde a década de 1980, na condição de pesquisador. Na década de 1980, foi convidado para participar da Coordenação de Área – Engenharia, da qual foi membro por nove anos.

“Depois disso, passei seis anos como membro do Conselho Superior, que é a instância ‘legislativa’ da FAPESP. Agora volto à atuação executiva, na função de diretor-presidente do CTA. É uma honra estar participando da FAPESP durante todo esse período. Nessa trajetória, pude adquirir um conhecimento bastante profundo de como funciona a Fundação em todos os aspectos”, disse à Agência FAPESP.

De acordo com Varela, seu objetivo é trabalhar em conjunto com os titulares das outras duas diretorias que compõem o CTA: o diretor científico, Carlos Henrique de Brito Cruz, e o diretor administrativo, José Camargo Engler. “Pretendo contribuir para que a FAPESP continue sempre se mantendo nos patamares de excelência que ela já conquistou”, afirmou.

A diretoria da Agência Unesp de Inovação, segundo Varela, será transferida para outra pessoa, a ser escolhida pelo reitor da universidade. “Mas teremos um período de transição. Assim que for nomeado o novo diretor pretendo transmitir a minha experiência a ele, ao longo deste ano. Esse apoio será importante para que não haja quebra de continuidade nesse processo de construção pelo qual passa a agência, criada há pouco tempo”, afirmou.

A vasta experiência de Varela na área de inovação será aproveitada em sua atuação na FAPESP. “Os programas voltados para a área de inovação são realizados pela Diretoria Científica, com a qual vou procurar colaborar. Quero colocar minha experiência nessa área à disposição, para que a FAPESP consiga aprimorar ainda mais a contribuição que tem dado ao processo de inovação e de transferência do conhecimento para a sociedade empreendedora”, disse.

Cargos e prêmios

Varela é presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) e pesquisador 1 A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

É graduado em Física pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutorado em Ciência de Materiais pela University of Washington.

É membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da Sociedade Brasileira de Física, membro fellow da American Ceramic Society e membro da Materials Research Society, ambas nos Estados Unidos.

Recebeu vários prêmios e honrarias, entre as quais o Prêmio Epsilon de Ouro, da Sociedade Espanhola de Cerâmica e Vidro, e o Prêmio Scopus Elsevier, pela sua contribuição para a ciência no Brasil.

Agência FAPESP