Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Instituto Sul-Americano de Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) inicia oficialmente hoje (6) suas atividades no Brasil, em sua sede, no Câmpus da Unesp de São Paulo. A unidade foi idealizada para ser um centro de excelência em física teórica na América do Sul. Além de organizar escolas avançadas e workshops internacionais, o Instituto receberá pesquisadores visitantes e pós-doutores e promoverá intercâmbio entre alunos e cientistas do Brasil e do Exterior.
A criação do ICTP-SAIFR é fruto de uma parceria entre o Instituto de Física Teórica da Unesp e o ICTP (Centro Internacional de Física Teórica), centro de pesquisas sediado em Trieste, Itália, e vinculado à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O ICTP-SAIFR é a primeira filial do ICTP no mundo e sua instalação na América do Sul conta com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Escolas

De acordo com o diretor do ICTP-SAIFR, Nathan Berkovits, professor do IFT-Unesp, a instituição oferecerá em 2012 três escolas avançadas (do inglês schools, como são chamados os cursos internacionais de curta duração) e um workshop. A primeira escola teve início em 16 de janeiro, com um curso de matemática aplicado à biologia e 63 alunos de vários países (Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela além de Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Portugal). O curso foi encerrado no dia 28.

A segunda escola, sobre astrofísica e cosmologia, será realizada em julho; a terceira, que tratará da computação voltada à pesquisa teórica, ocorrerá em novembro. “A partir do Brasil, nosso objetivo é integrar estudantes e pesquisadores dos países sul-americanos e promover a pesquisa em física teórica”, afirma Berkovits.

Programação

A abertura oficial do ICTP-SAIFR ocorrerá dia 6 (segunda-feira), das 16 às 18 horas e terá mesa com a presença de Julio Cezar Durigan, vice-reitor no exercício da Reitoria da Unesp; Fernando Quevedo, diretor do ICTP (Itália); Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor-científico da Fapesp; Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências; Peter Goddard, diretor do Instituto de Estudos Avançados de Princeton; e do físico Juan Maldacena, representante dos demais paises da América do Sul, entre outras autoridades.

Em complemento à programação de abertura, dois eventos serão realizados no Instituto de Física Teórica, um no dia 5 de fevereiro (domingo) e outro no dia 7, sempre com entrada franca. No domingo, uma palestra com o tema “Explicando as origens do Universo” será ministrada em espanhol pelo professor argentino Matias Zaldarriaga, do Instituto de Estudos Avançados de Princeton (EUA). Voltada ao público leigo, a fala de Zaldarriaga tem como objetivo a divulgação científica e ocorre das 16 às 18 horas.

No dia 7, das 16 às 20 horas, haverá uma discussão aberta à participação do público precedida por mesa-redonda sobre o papel do novo instituto ICTP-SAIFR. Essa mesa contará com breves apresentações dos físicos Luis Raul Abramo (IFUSP), Gustavo Burdman (IFUSP), Amir Caldeira (Unicamp), Carlos Brito Cruz (Fapesp), Celso Pinto de Melo (presidente da Sociedade Brasileira de Física) e Sergio Rezende (ex-ministro da Ciência e Tecnologia).

Mais informações sobre o ICTP-SAIFR estão disponíveis no site http://www.ictp-saifr.org/ .

Serviço:

Interessados em participar das palestras devem enviar uma solicitação para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e aguardar confirmação. O auditório tem capacidade para até duzentos espectadores.

  •     Dia 5 de fevereiro Palestra com o tema "Explicando as origens do Universo" Horário: 16 às 18 horas;
  •     Dia 6 de fevereiro Abertura oficial do ICTP-SAIFR (ICTP South American Instititute for Fundamental Research/ Instituto Sul-Americano de Pesquisa Fundamental) Horário: 16 às 18 horas;
  •     Dia 7 de fevereiro Discussão aberta ao público precedida por mesa-redonda sobre o papel do novo instituto ICTP-SAIFR Horário: 16 às 20 horas.

Local: Instituto de Física Teórica da Unesp (rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Barra Funda, São Paulo – SP, em frente à Estação Barra Funda do Metrô), Câmpus de São Paulo.

Unesp Assessoria de Comunicação e Imprensa