O documento, além de explicitar as cláusulas que norteiam as relações entre os países, enumera alguns dos objetivos da cooperação: aprofundar a cooperação entre acadêmicos e cientistas brasileiros e suecos; fomentar projetos de pesquisa conjuntos e patrocinar seminários, workshops e conferências.
Para Andreas Gothenberg, a celebração do acordo com o Brasil trará benefícios para ambos os países. "Essa aproximação acadêmica produzirá novas oportunidades aos países como projetos de pesquisas em novas áreas, diversidade de ideias e o consequente aumento dos projetos de pesquisas conjuntos", explicou. Gothenberg também frisou a importância mundial dessa cooperação. "Ao trabalharem juntos, cientistas, acadêmicos e estudantes serão capazes de promover mudanças de âmbito global", ressaltou.
A Capes e o STINT trabalharão juntos no processo de avaliação das futuras candidaturas ao Programa Brasil-Suécia de colaboração conjunta, analisando aspectos como qualidade do projeto colaborativo, resultados esperados a partir da pesquisa, além da competência e experiência dos pesquisadores dos dois países. A previsão de lançamento de edital é para setembro deste ano com início das atividades em 2012.Veja neste link os países que a Capes já possui acordos de cooperação internacional, atividade coordenada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI).
(Assessoria de Imprensa da Capes)



