Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
UnisinosUniversidade do Vale do Rio dos Sinos - Está para sair do prelo o primeiro livro no país a tratar de um tipo de concreto mais avançado. O livro Concreto auto-adensável (Editora Pini), de autoria de Bernardo Fonseca Tutikian, professor da Engenharia Civil da Unisinos, e de Denise Dalmolin, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, servirá de guia para empresas que decidirem adotar a nova tecnologia, que resulta num produto mais coeso e com maior fluidez.
“Para adensar bem o concreto tradicional, é preciso usar vibradores. Esse outro se comporta mais como a água, se moldando naturalmente aos locais, dispensando o uso daquele equipamento”, compara Bernardo. “Com isso, ocorre uma redução de até 70% na mão-de-obra”, salienta. 

O concreto tradicional geralmente é formado por cimento, areia, brita e água. Esse outro leva um aditivo superplanificante, para o aumento da fluidez, e um material bem fino, como, por exemplo, a cinza volante, que é um resíduo da queima de carvão, para ter mais coesão. 

Também chamado de mais humano, por evitar desgaste dos trabalhadores, o concreto auto-adensável ainda é pouco usado no país, embora já tenha sido testado no Rio Grande do Sul pela empresa Engenho Sul. Utilizado mais freqüentemente na Europa e no Japão, também é adotado pela indústria de pré-moldados, na fabricação de vigas e pilastras. “Ele tem custo superior, mas tem outros benefícios que compensam”, pondera Bernardo.

A obra, resultado de um apanhado dos últimos cinco anos de pesquisas e aplicações práticas, deve ser lançada no Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Entac), entre 8 e 10/10, em Fortaleza, e em um outro evento do setor, a Construtech, em São Paulo, dia 21/10.

Comunicação Institucional Unisinos