Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A partir desta sexta-feira, 26 de setembro, o Hospital de Pronto Socorro de Pelotas passa a contar com um Sistema Integrado de Gestão de Saúde, desenvolvido pela PUCRS em parceria com a Prefeitura de Pelotas e apoio do CNPq. O CHIROS, software criado pelo Laboratório de Engenharia Biomédica e Imagens da Faculdade de Engenharia da Universidade, integrará dados sobre fluxo de pacientes, farmácia, exames, estoque, prescrição e administração, facilitando o trabalho da equipe que atua no Hospital.
O responsável técnico pelo software, engenheiro Amyr Borges Fortes Neto, explica que o sistema é simples, flexível e de fácil acesso por diferentes sistemas operacionais e em redes sem-fio. "A idéia é também agilizar o atendimento aos pacientes, obter precisão na busca de informações e redução nas filas de espera por atendimento", garante o pesquisador da Universidade Juarez Corrêa. Ele explica que os dados dos pacientes, por exemplo, estarão disponíveis aos médicos autorizados em qualquer unidade de saúde que esteja interligada ao sistema. "Não será necessário um novo cadastramento do paciente ou a solicitação de exames que já foram efetuados".
 
O projeto foi coordenado pelo professor e assessor para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) da PUCRS Dario de Azevedo e será apresentado à comunidade pelotense em solenidade às 10h, no Hospital.

Assessoria de Comunicação Social - PUCRS / ASCOM