Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Na manhã de ontem, (24), o gênero feminino ganhou mais espaço na programação do XVIII Seminário Nacional. É que  vários debatedores se reuniram para apresentação de um estudo inédito acerca da participação das mulheres na gestão de parques e incubadoras de empresas. Para tanto, o professor da Newcastle University e coordenador do projeto "As Mulheres na Inovação, Ciência e Tecnologia",Henry Etzkowitz, foi um dos convidados para a referida plenária.
Na ocasião, a diretora geral da Fundação PaqTcPB, Francilene Garcia, atuou como moderadora da mesa.

Após a apresentação de Henry, Gonçalo Guimarães , da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares falou sobre os objetivos do estudo e a metodologia empregada na pesquisa feita para Anprotec sobre a participação feminina no movimento.  

Segundo Gonçalo, a idéia de fazer essa pesquisa surgiu ano passado,  em Belo Horizonte , foi feita a primeira mesa redonda que discutiu a questão de gênero no movimento de empreendedorismo.

A referida pesquisa foi feita apenas com mulheres que trabalham nas incubadoras e a opção por não identificar os nomes das respondentes foi seguida à risca para que elas se sentissem mais à vontade e com mais liberdade para falar. 

Como resultado, "foi obtido um universo de 80 questionários respondidos e identificamos que não há nenhuma política, nas incubadoras, voltadas para as mulheres. O tratamento concedido é igual entre homens e representantes do sexo feminino", explicou Gonçalo. 

Assessoria de Imprensa - Fundação PaqTcPB