Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Universidade Federal do Rio Grande - A Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande-FURG comemora a aprovação da proposta enviada ao Programa de Educação Tutorial-PET da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação-SESu/MEC. A proposta foi aprovada no primeiro lote junto a outras nove de instituições federais de ensino superior. Ao todo no Brasil, o Programa de Educação Tutorial irá beneficiar 30 propostas divididas em três lotes.
As atividades prevêem reforço acadêmico em laboratórios do curso de Enfermagem, integração de novos acadêmicos e inserção nos programas mantidos pela Secretaria Municipal de Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde centrais e periféricas, escolas, creches e lar de atendimento ao idoso para auxiliar na manutenção das ações em andamento e propor novas alternativas, articuladas ao Curso de Graduação em Enfermagem, para solução ou minimização de problemas existentes e emergentes. O objetivo é atingir todas as faixas etárias da comunidade rio-grandina no ambiente hospitalar, ambulatorial e extra-hospitalar. 

A tutora Prof. Vera Lúcia de Oliveira Gomes explica que para 2008 estão previstas 4 bolsas para acadêmicos de Enfermagem, em 2009 oito bolsas e em 2010, 12. Cada bolsista receberá ajuda de custo de R$ 300,00 e a cada semestre o curso receberá R$ 300 por bolsista para aplicar nos subprojetos da proposta, que pretende servir como fonte de aprendizado e pesquisa para os acadêmicos e como extensão, abrangendo a comunidade em diferentes áreas do conhecimento de enfermagem. A seleção dos bolsistas deve iniciar no próximo mês.

Grupo PET de Enfermagem
O projeto para criação do Grupo PET de Enfermagem foi aprovado por unanimidade em reunião ordinária do colegiado da Escola de Enfermagem da FURG, o que demonstra o interesse e o comprometimento de tosos os professores do curso. Em cada área do conhecimento, pelo menos um docente assumiu a responsabilidade de colaborar ativamente no grupo. Para atuar na Saúde da Criança e do Adolescente, além da tutora conta-se com o envolvimento da Dra. Adriana Dora da Fonseca e da Dra. Geane Machado Farias Fernandes; na Saúde da Mulher, Dra. Nalú Kerber; na Saúde do Idoso, Dra Marlene Teda Pelzer; na Saúde do Adulto, Dra Rosemary Silva da Silveira, Dra Giovana Calcagno Gomes e MSc. Marta Borba; na Saúde Mental, Dra Adriane Netto e na Saúde Ambiental, MSc. César Francisco Silva da Costa e Dra Janaína Senna.

Assessoria de Comunicação Social - FURG