Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Uma área medindo mais de 3 hectares, onde estão localizados os galpões da Limoeiro Malhas, no bairro de Bodocongó, foi desapropriada pelo Governo do Estado para a implantação do Centro de Inovação Tecnológica Telmo Araújo - CITTA. A desapropriação foi publicada no Diário Oficial do Estado, na manhã de hoje, 18 de setembro. 
A implantação deste centro está alinhada às metas e propostas para consolidação do Pólo Tecnológico de Bodocongó que visa promover o desenvolvimento econômico e social através da criação de condições para atrair grandes investidores âncoras para a cidade.

Além da cessão da área dos galpões para a implantação do Centro de Inovação Tecnológica Telmo Araújo, nas suas imediações existe uma área de igual ou maior tamanho pertencente à UEPB, que também será desapropriada, em comum acordo com a Reitora Marlene Alves, para uso do centro e com a capacidade para construção de um complexo vertical empresarial.

Para tanto, já foi definido o modelo de gestão e uma minuta do Estatuto da entidade gestora do CITTA está sendo elaborada para análise. Simultaneamente, também estão sendo definidas as estratégias de negócios para a ocupação de curto e médio prazo da área, com maquetes preliminares. 

Celeiro do conhecimento 
O pólo terá como eixo estruturante as empresas da cadeia produtiva do setor das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's), uma vez que a região é notadamente reconhecida como pólo de tecnologia e de formação e exportação de excelente mão-de-obra. Porém, além das TIC’s, outros setores de base tecnológica  também serão acolhidos.

Para se ter uma idéia desse potencial, são mais de 20 mil alunos matriculados nas universidades, cerca de mil matriculados em cursos técnico-profissionalizantes, 17 programas de Pós-graduação, 5 programas de Doutorado e 12 programas de Mestrado. Com todo essa massa crítica, não é de se admirar que a cidade possua um doutor para cada 669 habitantes e que, em 2007, o Curso de graduação em Computação foi avaliado como Curso 5 Estrelas, no Guia do Estudante, dentre as Melhores Universidades daquele ano.

No que tange a infra-estrutura, o Centro Tecnológico Telmo Araújo terá várias facilidades para abrigar novos empreendimentos. Dentre elas a inauguração da pavimentação digital de Campina Grande prevista para 30 de janeiro de 2009. Outro atrativo para o local será a construção do condomínio Oásis Digital que vai atrair grandes empresas nacionais.


Benefícios – A instalação do CITTA, coincide  com  a  iniciativa da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG de promover o aumento da oferta de formados por setores prioritários em função da demanda,  com o estabelecimento de novas parcerias e a prospecção de, pelo menos, 100 novas empresas inovadoras já em 2008, através dos recursos do Programa Prime.

O centro deverá abrigar dois tipos de empresas: empresas com linhas de produção e empresas com ênfase em pesquisa e desenvolvimento. Em função disso, os empreendimentos instalados no local poderão contar com galpões para manufatura, inclusive logística de armazenamento, conexão com portos - inclusive com portos secos - e com novos mercados.

Para Francilene Garcia, o ato de desapropriação dos galpões concedido pelo Governador do Estado era o passo que faltava rumo à consolidação do cluster de TI de Campina Grande. "Esta será uma caminhada interessante, pois sinaliza com a concretização de sonhos antigos", declarou satisfeita.

Assessoria de Imprensa - Fundação PaqTcPB