Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
spagna_bandieraA visita da delegação da Universidade de Leon, Espanha, à Unisul encerrou com um balanço positivo, tendo como principais tópicos os cursos de Veterinária e Agronomia. A reunião foi conduzida pelo Gerente Administrativo Ingo Hermann, pela Assessora de Cooperação Internacional Sivelte Heerdt e a professora Ana Regina Dutra da Gerência de ensino, pesquisa e extensão. “Integrei a delegação da Unisul que visitou a Universidade de Leon, onde fomos fortalecer uma parceria que existe há dez anos e agora como muita satisfação recebemos este grupo com quem estamos desenvolvendo projetos e fortalecendo este relacionamento que a Unisul já estabeleceu e pretende ampliar.
Neste momento, o foco do relacionamento são os cursos de Ciências Agrárias. São projetos na área de Agronomia e Veterinária, especificamente na área de Vitivinicultura”, relata a integrante da Gerência de Ensino, Pesquisa e Extensão (GEPEX) da Unisul Georgia Benetti.

A Unisul foi considerada uma universidade muito dinâmica com diversas possibilidades e acima de tudo uma universidade humana pelo diretor da área de Relações Internacionais da Universidade de Leon professor Dr. Hermenegildo López González. “Visitamos algumas plantações agrárias, granjas de suínos e de vacas. Observamos possibilidades também em vinhedos e árvores frutíferas. Isto porque a delegação se compõe fundamentalmente de professores da Faculdade de Agronomia”.

A variação nas paisagens e nos frutos foi o destaque do diretor do Instituto da Vinha e do Vinho da Escola Superior de Engenharia Agrária da Universidade de Leon, professor Dr. EnriqueGarzón Jimeno. “Dentro da Agronomia os sistemas de cultivo me chamaram a atenção, já que as universidades, hoje em dia em todo o mundo, eu creio que sejam praticamente iguais com pequenas diferenças. O que mais me chamou a atenção é a grandeza do Brasil, grandes distâncias, diversos tipos de solo e de vegetação”.

O vice-reitor de estudantes, professor Dr. José Manuel Gonzalo Orden, aponta para o interesse das duas universidades na ampliação das parcerias em intercâmbios inclusive entre docentes. “O nosso interesse é que mais estudantes espanhóis venham até a Unisul e que mais estudantes brasileiros estudem em Leon. Dentro de qualquer estudo pra verificar outras formas de trabalhar, outro país, outros costumes. A universidade que não se internacionalizar a partir de agora não será uma universidade. Nossos estudantes precisam perder o medo de visitar outros países”.

C&M - Comunicação e Marketing da Unisul
Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina