Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A chegada a São Paulo, na próxima quinta-feira, dia 18 de setembro, do Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 2007, Oliver Smithies, é um dos marcos iniciais das comemorações do Jubileu da Universidade de São Paulo, fundada em 25 de janeiro de 1934. A USP vai condecorá-lo com o título Doutor Honoris Causa, em evento realizado a partir da 15h, na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria. 
Três pilares fundamentam as ações do Jubileu da USP: visibilidade, contribuições para o futuro e reconhecimento às pessoas que colaboraram, de alguma forma, com a Universidade. São atividades de natureza acadêmico-científicas e culturais e vão se estender por todos os campi da Instituição, em São Paulo, Piracicaba, Bauru, Ribeirão Preto, Lorena, São Carlos e Pirassununga. 

“Ao completar 75 anos de existência, a Universidade, pela projeção que possui no cenário nacional e internacional, tem motivos de sobra para comemorar”, afirma a reitora da USP, Suely Vilela.

Entre os destaques da programação, a apresentação da Orquestra Sinfônica da USP no dia 25 de janeiro de 2009, no Teatro Alfa; a sessão solene do Conselho Universitário, em 26 de janeiro, no Memorial da América Latina; e a exposição “Tesouros da USP”, programada para a OCA, no Parque do Ibirapuera, no período de 1º de agosto a 1º de outubro de 2009. Esta última, por sinal, inscreve-se na atmosfera cultural, pois nela serão utilizadas peças que se encontram em diversas instituições vinculadas à USP como Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu Oceanográfico, Estação Ciência, Museu de Geologia, Museu de Anatomia, Museu da Ciência, Museu de Zoologia, Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), Parque Cientec, Museu Paulista e Museu Republicano. Algumas dessas peças nunca foram apresentadas ao público.

Outro bom exemplo de ação cultural nos 75 Anos da USP é o evento “Seminários e Exposição Itinerante ‘Fundadores da USP’”. Dele devem constar documentos históricos, a reedição de obras dos docentes estrangeiros pioneiros da USP, além do Seminário “Sentidos de Lévi-Strauss”, programado para o período de 9 de outubro a 27 de novembro de 2008, no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e Centro Cultural Maria Antônia. O antropólogo francês Claude Lévi-Strauss, que completa 100 anos ainda em 2008, também vai receber, brevemente, o título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade de São Paulo. 

Está prevista, também, para o próximo ano, a vinda a São Paulo de mais dois vencedores do Prêmio Nobel em meio às comemorações dos 75 Anos. Essas presenças de sólido prestígio científico integram a Série “Fronteiras do Conhecimento: presente e futuro”, cujo objetivo é o de fomentar a interação desses cientistas com grupos de pesquisa da Universidade. 

O lançamento da programação das comemorações foi realizado no dia 2 de setembro, com a inauguração do site que aglutina as informações do Jubileu (www.usp.br/75anos), o lançamento do logotipo dos eventos e a primeira parte do workshop “Planejando o Futuro: USP 2034”, que contou com a participação da reitora da USP, Suely Vilela. “Investir na internacionalização das atividades-fim, no avanço da pesquisa na fronteira do conhecimento, na formação empreendedora, na sólida interação com a sociedade e, especialmente, no planejamento estratégico e na gestão institucional compõem o objetivo maior de ampliar a liderança acadêmica da USP no âmbito nacional e internacional”, disse a reitora. O segundo módulo do workshop será promovido nos dias 14 e 15 de outubro. 
 
Mais informações podem ser obtidas no site www.usp.br/75anos