Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Competição Pontes de EspagueteUniversidade do Vale do Itajaí - A brincadeira com o macarrão deu tão certo que este ano a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), terá a segunda edição da competição Pontes de Espaguete. Estranho? Pois livre-se da tentação de associá-lo a molhos e verá o que os estudantes do curso de Engenharia Civil conseguem fazer com esse substancioso alimento. Da competição podem participar apenas alunos do curso de Engenharia Civil da Univali, mas o acompanhamento do evento é gratuito e aberto ao público. Ele acontece na sexta-feira, dia 19, pela manhã, com inicio às 08 horas.
O desafio é construir um protótipo de ponte executada com espaguetes unidos com adesivo. Depois a ponte é submetida a uma carga crescente. Ganha aquela que resiste por mais tempo. A coordenadora do curso de Engenharia Civil da Univali, professora Silvia Santos, explica que o concurso permite experimentação e trabalho de equipe: “Com essa experiência os alunos aplicam os conhecimentos básicos de mecânica dos sólidos, projetam estruturas simples, comunicam e justificam suas decisões e trabalham em grupo para executar seus projetos”, relaciona.

Cada grupo participante pode ter entre três e cinco integrantes e deve apresentar apenas um modelo de ponte que com até 110 centímetros. A ponte só pode ser construída utilizando massa do tipo espaguete número sete e colas epóxi do tipo massa, resina ou, ainda, cola quente. Além disso, o peso máximo não pode ultrapassar 750 gramas. Aos vencedores serão entregues troféu, certificado e oferecido um jantar a base de “massas”.

O evento faz parte da 8ª Semana de Engenharia Civil, que inicia na quarta-feira, dia 17, e encerra com a competição. Durante a semana serão várias palestras, oficinas e mesas redondas que discutem, entre outros assuntos, as patologias em estações de tratamento de esgoto, a responsabilidade legal na construção civil, o sistema viário de Balneário Camboriú, tintas industriais e o aproveitamento hidroelétrico Salto Pilão. Todas as atividades acontecem no Auditório 4 do Bloco 17, no Campus da Univali em Itajaí.

Mais informações: (47) 3341-7681, com Silvia Santos, coordenadora do curso.

Assessoria de Comunicação Universidade do Vale do Itajaí (Univali) - SC