De acordo com Tonello, o intercâmbio é uma das melhores experiências de sua vida. “Além de desenvolver a fluência da língua inglesa, estou tendo a oportunidade de conhecer pessoas de todo o mundo, diferentes idiomas e culturas”, afirma. Ele lembra que já teve contato com outros intercambistas do Brasil e de outros países, como a Polônia, a França, a Austrália, a Índia, a Alemanha e a China. “Essa interação é um dos objetivos do intercâmbio proporcionado pela UPF, ou seja, a gente pode interagir com pessoas de culturas extremamente diferentes, mudando nossa vida para sempre”, declara.
Tonello salienta que a primeira semana de aula foi um momento de adaptação. “Era estranho, todos falavam e nem sempre era possível entender todas as palavras. Mas o importante é compreender o sentido. A experiência está sendo muito boa”, considera.
No ano passado a UPF enviou dois alunos do curso de Medicina para realizarem intercâmbio na Universidade da Flórida.
Inscrições ao programa
Os acadêmicos da UPF que desejam participar do Programa de Intercâmbio Acadêmico no primeiro semestre de 2009 podem se inscrever até 30 de setembro na Assessoria de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), no Centro Administrativo, Campus I da universidade. A UPF possui até o momento 32 convênios com universidades em diferentes países na Europa, América Latina e América do Norte.
Informações sobre o assunto podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8113, ramal 8004, ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Assessoria de Imprensa UPF