Segundo a professora do Curso de Comunicação, Olga Tavares, “este trabalho apresenta algumas iniciativas educomunicativas científico-ambientais nas áreas de jornalismo, rádio e TV que estão sendo estudadas na instituição para se criar uma sensibilização ambiental, que resulte em bem-estar comum e possa também contribuir para a sustentabilidade intelectual dos novos desafios deste terceiro milênio.”
O trabalho é inspirado na Agenda 21-UFPB elaborada pelo Laboratório e Oficina de Geografia – LOGEPA, com a participação de uma equipe multidisciplinar, com a meta de contemplar pontos concernentes à melhoria do meio ambiente do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), ao mesmo tempo em que os estudantes estariam adequados a um modelo de comunicação participativa que a Agenda 21 indica e que deverá nortear todas as iniciativas relacionadas ao meio ambiente quanto à mobilização social e interação coletiva. A atividade envolve turmas de alunos da disciplina Comunicação Comunitária, habilitações Jornalismo e Radialismo, e Produção de Rádio I e II.
Agenda 21 – É um documento que estabeleceu a importância de cada país se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais.
O GEDIC tem por objetivos estudar a comunicação científica em todos os veículos; entender o jornalismo científico para aplicar a linguagem jornalística; compreender e interpretar o mundo científico; promover a interface linguagem cientifica–linguagem jornalística; adquirir técnica jornalística para a divulgação cientifica; aliar a fundamentação teórico-metodológica à prática de aprendizagem; e aplicar os conhecimentos técnicos nos produtos de comunicação do grupo.
O trabalho Comunicação Ambiental: Projeto de sensibilidade ambiental para o CCHLA/UFPB foi apresentado ao Núcleo de Pesquisa Comunicação Científica, no XXXI Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação, Natal/RN, 2008.
Mais informações pelo correio eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com a professora Olga Tavares.
UFPB Agência de Notícias