Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Cirurgia de transplante de ventrículo artificialDurante o Congresso Brasileiro de Cardiologia, nesta terça-feira (9), será realizada na PUCPR, uma cirurgia de transplante de ventrículo artificial, bomba hidráulica externa ao corpo que fará temporariamente a função do coração. O método é uma alternativa provisória para pacientes com insuficiência cardíaca grave, que aguardam na fila dos transplantes. O procedimento será realizado em um suíno, com transmissão, ao vivo, para os participantes do Congresso. A idéia é disseminar a técnica para os médicos, que ainda não é utilizada no País.
A cirurgia é inédita no Sul do Brasil e vai contar com a participação do médico Juan Mejia, do Hospital de Messejana Dr. Carlos Albert Studart Gomes, no Ceará, referência na técnica. O hospital realizou, em maio, o implante artificial em um paciente que aguardava na fila de transplantes e logo depois foi beneficiado com o coração definitivo. 

Segundo o coordenador do Serviço de Transplantes Cardíacos da Santa Casa de Curitiba, Sérgio Veiga, cerca de 20% dos pacientes que aguardam na fila de transplante de coração do Paraná poderiam ser beneficiados com este método. 
 
A cirurgia está prevista para começar às 15h e dever terminar por volta das 17h. 

Assessoria de Comunicação da APC