Universidade Estadual da Paraíba - Arte, Ciência e Cultura sempre caminharam juntas. Para provar os estreitos lanços entre essas diferentes áreas do conhecimento, o Colégio Motiva não tem medido esforços para realizar, anualmente a SACC, Semana de Arte, Cultura e Ciências.
A VIII edição do evento acontece de 10 a 13 de setembro. A abertura será no Teatro Municipal Severino Cabral, às 19h, próxima quarta-feira, e contará com apresentações musicais, dos grupos de dança e teatro, formados pelos alunos do Motiva.
Na quinta-feira, dia 11, haverá programação cultural no Motiva Jardim Ambiental, durantes os intervalos. Na sede do Centro, haverá uma exposição fotográfica sobre “A Feira Central de Campina Grande”, com fotos produzidas pelos alunos do Ensino Médio.
“O objetivo da SACC é promover a iniciação científica e artístico-cultural dos nossos alunos. Os trabalhos apresentados durante a semana visam transcender o conteúdo que foi visto em sala de aula durante todo o ano”, explica Stellio Mendes, vice-diretor.
Para esta edição do evento foram selecionados 74 projetos nas diferentes áreas do conhecimento que serão exibidos, na unidade Jardim Ambiental, durante o dia 13.
Um dos trabalhos mais aguardados é o “Citronela”, baseado na utilização do óleo da citronela (Cymbopogon winterianus ) como repelente, no combate à dengue. A pesquisa é totalmente interdisciplinar, abrange as áreas de Biologia, Química e Botânica e envolve os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio. “Este é o primeiro projeto de iniciação científica da escola”, comemora Aglailson Cabral, co-autor.
O trabalho sobre a citronela está sendo todo desenvolvido na escola, desde o plantio da erva (idêntica ao capim-limão, difere deste apenas pelo aroma), passando pela extração do óleo essencial no laboratório de química. Com o óleo extraído, os estudantes confeccionarão velas repelentes.