Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Nesta terça-feira, dia 02/09, a PUC-Campinas apresenta o balanço do Boletim Econômico em comemoração ao seu primeiro aniversário e anuncia o lançamento da Análise de Dados de Agronegócio da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e Região de Influência, que passará a integrar a publicação bimestral. Um Ensaio sobre os Arranjos Produtivos Têxteis e a Concentração dessas Indústrias na região também será apresentado.

O acompanhamento realizado neste primeiro ano de Boletim Econômico mostra que uma conjunção de fatores internos e externos, que têm contribuído para o crescimento econômico nacional, tem também trazido progresso para a região, resultando em aumento do emprego e da formalização no mercado de trabalho. As condições externas e o câmbio têm propiciado a expansão das importações, particularmente de bens intermediários e de consumo final, com reflexos sobre a indústria nacional e o emprego em determinados segmentos.

 

Com a expansão recente dos negócios na RMC, novos postos de trabalho no mercado formal foram criados e os salários mostraram tendência de alta, o que resultou em melhores condições de vida para as famílias.

 

A partir deste número, o Boletim Econômico PUC-Campinas inicia um acompanhamento sobre o agronegócio no Brasil, situando a RMC e Região de Influência no contexto estadual e nacional. A seção tratará de temas relativos à agropecuária. Neste primeiro número, o Boletim aborda a localização da produção agrícola, destacando suas culturas e importância, oferecendo também uma análise de situação e perspectivas do mercado sucroalcooleiro brasileiro.

 

Além das análises de informações sistemáticas, este número traz uma discussão sobre as vantagens e as perspectivas econômicas do Arranjo Produtivo Local Têxtil que se consolida na região.


Assessoria de Imprensa da PUC-Campinas