Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Começa neste domingo e segue até 30 de julho a 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Conhecido como um dos maiores eventos científicos do país, o encontro acontece este ano na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e terá como tema as Ciências do Mar: Herança para o Futuro. A Universidade de Brasília estará representada por 103 estudantes e dezenas de professores. A UnB Agência fará uma cobertura especial da programação oficial e dos bastidores do evento.
Os repórteres João Campos e Luiz Filipe Barcelos, que embarcam neste sábado para Natal, vão acompanhar os principais debates do encontro, com ênfase na participação da UnB. A cobertura poderá ser acompanhada em matérias diárias no portal da universidade. Os bastidores do encontro também serão mostrados no blog da UnB Agência (www.unbagenciana62 sbpc.blogspot.com). O espaço está aberto aos comentários da comunidade. A abertura do evento, realizado desde 1948, ocorre às 19h deste domingo, 25 de julho.   

Os oceanos são um ambiente desconhecido. Segundo o biólogo e secretário-geral da SBPC, Aldo Malavasi, apenas 7% da produção científica se dedica a desvendar os mistérios do mar. “A missão da reunião deste ano é fomentar as pesquisas sobre os ambientes marítimos”, afirma. “Não só em relação à conservação da biodiversidade, mas também sobre o seu potencial energético”, exemplifica o doutor em genética pela Universidade de São Paulo (USP), que espera debates promissores no evento.

FUTUROS CIENTISTAS - Apesar do foco nas ciências do mar, a extensa programação do evento conta com simpósios, mesas-redondas, conferências e debates sobre temas diversos. Veja aqui a programação. Conselheiro da SBPC, o professor da UnB Isaac Roitman destaca a integração de cientistas de todo o Brasil. “A reunião aproxima especialistas de diversas áreas do conhecimento de estudantes, da imprensa e do grande público”, aponta o biólogo, que participa da mesa Educação Brasileira: a Inflexão Necessária.

Os estudantes também representarão a UnB na capital potiguar. Por meio do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, a instituição apoiou a ida de 103 alunos da iniciação científica à SBPC. O grupo vai apresentar painéis com trabalhos desenvolvidos na universidade na Sessão de Pôsteres. “O intercâmbio entre jovens pesquisadores do país incentiva a formação de futuros cientistas”, observa o coordenador do Programa de Iniciação Científica, Mário César Ferreira.

DIVERSIDADE - A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em uma universidade. O evento reúne milhares de pessoas, entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e demais interessados. Em todas as edições, o público tem sido superior a 10 mil. O encontro ainda conta com a realização de eventos paralelos, como a SBPC Jovem, a ExpoT&C a SBPC Cultural, que trará atividades artísticas regionais.

Uma das novidades da edição 2010 é a visita técnica à comunidade de Maracajaú, uma pequena vila de pescadores a 60 km do litoral Norte de Natal. Durante o passeio, os participantes visitarão o Ecoposto da Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais (APARC) e farão caminhadas por dunas costeiras e lagoas interdunares. “A Reunião é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas áreas do conhecimento e um fórum de debate de políticas públicas em C&T”, afirma Malasi.

UnB Agência