Desde que foi lançado em 1954 pela Harvard University Press, o livro passou por diversas reedições, tendo sido substancialmente aumentado pelo autor até ganhar forma definitiva em 1993, quase 40 anos depois da primeira edição.
Nele, Max Jammer apresenta o desenvolvimento histórico do conceito de espaço e suas teorias correspondentes. Para rastrear a gênese e o desenvolvimento de um conceito tão básico, o físico inclui história, filosofia, filologia e teologia em sua pesquisa, além da própria física e da matemática.
Jammer explica as mais importantes concepções do espaço na história do pensamento científico e a sua influência nas respectivas teorias da mecânica e da física; demonstra também como as pesquisas experimentais e observacionais – juntamente com especulações teológicas – afetaram as bases metafísicas da ciência natural no que se refere ao espaço.
A teoria do espaço absoluto, tal como finalmente cristalizada na mecânica newtoniana, é apresentada ao lado da crítica que recebeu dos primeiros relativistas modernos, Leibniz e Huygens. O livro finaliza com o processo de desenvolvimento do conceito de espaço depois de Newton e sua eliminação na física moderna.
Max Jammer nasceu em 1915, em Berlim, estudou Física, Filosofia e História da Ciência nas Universidades de Viena e Hebraica de Jerusalém. Na década de 1950 trabalhou nos Estados Unidos, em Harvard, Boston e Princeton. É professor emérito de física e foi reitor da Universidade de Bar-Ilan, em Israel, onde vive. É autor de muitos livros, traduzidos para muitas línguas, entre os quais o famoso The Philosophy of Quantum Mechanics, citado e admirado por Paul Dirac e Werner Heisenberg.
Assessoria de Comunicação Social da PUC-Rio