Universidade de Mogi das Cruzes - Quem reconhece é o próprio Ministério da Educação. O curso de Medicina da UMC está entre os melhores do Estado de São Paulo. Cruzando dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e do Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o MEC concluiu que a Universidade de Mogi das Cruzes possui a 11ª Faculdade de Medicina mais conceituada entre suas similares paulistas, ficando mais bem colocada, inclusive, que uma tradicional escola pública. Os dados foram publicados no jornal Folha de S. Paulo, o de maior circulação no Brasil.
“Se formos considerar apenas as universidades privadas, a UMC está entre as dez melhores faculdades de Medicina de São Paulo”, analisa o pró-reitor de Graduação, professor Rubens Guilhemat. Para ele, o desempenho obtido pela instituição no estudo do MEC não se reflete apenas na qualidade do futuro profissional, mas também na melhoria dos serviços públicos na área da saúde na Região do Alto Tietê, já que os alunos fazem residência no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes. “Ali, eles colocam na prática o que aprenderam na sala de aula.”
O bom desempenho da instituição, avalia o pró-reitor da UMC, deve-se a um trabalho constante de aprimoramento curricular, às parcerias com hospitais e outras instituições de saúde e à contratação de profissionais renomados na área. Na gestão do curso de Medicina, está o cirurgião geral e vascular Roberto Lago. Ex-secretário municipal de Saúde de Guarulhos e ex-superintendente do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) em São Paulo, ele diz que ainda há potencial para melhorar o desempenho, principalmente por causa da qualidade do corpo docente. “O curso está crescendo a cada dia. A participação dos professores foi essencial para esse resultado”, reconhece.
Para Lago, o diferencial do curso de Medicina da UMC é que a sua infra-estrutura é bastante completa, incluindo laboratórios equipados com aparelhos de última geração. “Além disso, a parceria com o Hospital Luzia é muito importante. É lá que os alunos do quinto e do sexto ano de Medicina praticam e exercem as funções que aprendem”, afirma o gestor do curso, lembrando que os médicos residentes atuam na Clínica Médica, na Clínica Cirúrgica e na Pediatria.
A 11ª colocação entre os cursos de Medicina no Estado de São Paulo foi obtida pela UMC por causa do bom desempenho de seus alunos no Enade, o exame que avalia a capacitação obtida em sala de aula, e no ranking do IDD, um indicador que busca determinar quanto de conhecimento os cursos agregam aos estudantes. Os resultados foram publicados pelo jornal Folha de S. Paulo em sua edição do dia 30 de abril de 2008.
Assessoria de imprensa - UMC