Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Na concepção marxista, o conhecimento do modo de produção de uma dada sociedade, isto é, da maneira como ela se organiza para produzir seus meios de vida, é uma base imprescindível para a compreensão científica dos fatos sociais e políticos que ocorreram e ocorrem naquela sociedade.

No caso da história brasileira, surpreendentemente, não existe qualquer consenso entre os estudiosos marxistas acerca deste tema tão central. Neste livro, apresentam-se autores clássicos da historiografia brasileira; vários anteriores a Marx ou à ampla divulgação do marxismo, e outros que conheceram esta teoria, mas não se definiram como marxistas. São religiosos como Antonil, historiadores como Capistrano de Abreu e Sérgio Buarque de Holanda, sociólogos como Gilberto Freyre e Oliveira Vianna, juristas como Victor Nunes Leal, economistas como Celso Furtado e antropólogos como Darcy Ribeiro.

Aborda-se o conceito do modo de produção, recorrendo a seus autores clássicos, Marx, Engels e Lênin. Mostra-se que este conceito foi sendo construído gradualmente por Marx, desde formulações muito genéricas até a caracterização dos aspectos essenciais dos modos de produção fundamentais na História. Só depois disso adentra-se a polêmica.

Expositor:
José Ricardo Figueiredo (Doutor em Engenharia Mecânica – UNICAMP e Professor da FEM - UNICAMP).

Debatedores:
João Quartim de Moraes (Doutor em Ciência Política - Fondation Nationale de Science Politique – FNSP/França e Professor aposentado – IFCH/UNICAMP).
Antonio Carlos Mazzeo (Pós-Doutorado em Filosofia Política – Terza Universià di Roma/Itália e Professor de Teoria Política – UNESP/Campus de Marília).

Moderador:
Marcos Del Roio (Doutor em História – FFCLH/USP e Professor de Ciência Política na FFC/UNESP - Campus de Marília).

Data: 8 de março de 2006 (4ª feira)
Horário: 18 h
Local: CEDEM/UNESP - Centro de Documentação e Memória
Praça da Sé, 108 - 1º andar (esquina c/ r.Benjamin Constant)
Telefones: 3105 – 9903 / 9928
Site: www.cedem.unesp.br