Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
UFSCar logoO Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil (PPGECiv) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com vagas abertas para o mestrado acadêmico a ser iniciado em 2017. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet entre 24 de outubro e 4 de novembro.
O PPGECIv oferece duas linhas de pesquisa. A "Gestão, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção Civil (GTSCC)" visa o estudo sistêmico da produção de edificações sob os aspectos de gestão, tecnologia e desempenho de sistemas construtivos, desenvolvimento de projetos, sistemas prediais, conforto ambiental e uso de materiais ecoeficientes na construção civil e na infraestrutura e ambiente urbano. As principais pesquisas estão relacionadas aos seguintes temas: Gestão, Qualidade e Economia na Construção Civil; Sustentabilidade, Eco-Eficiência e Conforto Ambiental na Construção Civil; Racionalização e Desenvolvimento de Sistemas Prediais; e Tecnologia e Desempenho de Sistemas Construtivos. Para esta Linha de Pesquisa estão sendo oferecidas 13 vagas.

Já a linha "Estudo e Desenvolvimento de Sistemas Estruturais (EDSE)" tem como finalidade a avaliação do comportamento e o desenvolvimento de materiais e sistemas estruturais, bem como suas interrelações com os processos construtivos. As principais pesquisas estão relacionadas aos seguintes temas: Estruturas em Concreto Armado e Protendido; Estruturas em Concreto Pré-Moldado; Alvenaria Estrutural; Estruturas Metálicas e Mista de Aço e Concreto; e Estruturas de Madeira e Derivados da Madeira. Para essa linha são oferecidas 22 vagas.

Podem participar do processo de seleção candidatos que sejam portadores de diplomas de curso superior de Instituições de Ensino Superior em Engenharia Civil, Arquitetura ou áreas correlatas, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) ou, provisoriamente, de certificado ou documento equivalente. Diplomas de candidatos em áreas diferentes da Engenharia Civil e Arquitetura serão analisados pela Comissão de Seleção. Podem se inscrever candidatos em fase de conclusão de curso de graduação, desde que possam concluí-lo até o início do período letivo do curso.

Para a inscrição é necessário o preenchimento da Ficha Cadastral e upload dos seguintes documentos: Documento de Identidade; CPF; Diploma de curso de Graduação reconhecido pelo MEC ou, provisoriamente, certificado ou documento equivalente ou declaração de provável formatura em 2016; Histórico Escolar do curso de graduação; Currículo; e comprovante de pagamento das custas de inscrição.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no edital, disponível no site do PPGECiv (www.ppgeciv.ufscar.br).