Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
researcherAté o próximo dia 29, o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) recebe inscrições para uma vaga de Pós-Doutorado com bolsa da FAPESP. O bolsista selecionado atuará no Laboratório de Neuroanatomia Funcional, junto à equipe do Projeto Temático Bases Neurais do medo e agressão, coordenado pelo professor Newton Canteras.
A equipe demonstrou recentemente que a inativação da parte ventral do núcleo anteromedial do tálamo (AMv) abole a aquisição da memória de medo relacionada a um predador e que lesões neuroquímicas centradas em áreas do córtex pré-frontal medial (CPFm) que recebem projeções do AMv – área pré-límbica (PL) e área cingulada anterior (ACA) – geram déficits acentuados no processamento da memória emocional.

Neste projeto, os pesquisadores investigarão se as áreas PL e ACA estão envolvidas na aquisição da memória de medo e, para tanto, irão propor o uso de técnica farmacogenética para silenciar a atividade neuronal antes da exposição ao predador (experimento 1).

Em seguida, examinarão o padrão de projeção dos neurônios ativos das áreas PL e ACA na aquisição da memória de medo, utilizando animais geneticamente modificados (experimento 2).

Uma vez realizado esse rastreamento funcional dos campos terminais do CPFm potencialmente envolvidos na aquisição da memória de medo, os alvos mais ativos do CPFm serão silenciados com técnica optogenética para averiguar a sua participação na aquisição da memória durante a exposição ao predador (experimento 3).

Serão empregadas estratégias com manipulação funcional das vias neurais envolvidas no paradigma de exposição ao predador, um dos modelos animais mais fidedignos para reproduzir experimentalmente efeitos sistêmicos residuais observados em pacientes que sofrem de estresse pós-traumático.

Para mais informações sobre o estudo e o processo de seleção, é necessário contatar o professor Canteras via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A oportunidade está publicada no endereço www.fapesp.br/oportunidades/1072.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Agência FAPESP