Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
J.P. SartreEm outubro, o Centro Universitário Maria Antonia da USP recebe Franklin Leopoldo e Silva, professor de História da Filosofia Moderna e Contemporânea na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e autor do livro Ética e Literatura em Sartre, para um curso sobre as abordagens dos problemas da existência na construção ficcional de Sartre, como parte dos eventos que relembram e avaliam os acontecimentos político-culturais de 1968. As aulas acontecem às segundas, das 16 às 18 horas.
O curso O drama da liberdade na ficção de Sartre analisará as formas como Jean-Paul Sartre aborda os problemas cruciais da existência na construção ficcional. Segundo o filósofo e romancista francês, o pensamento contemporâneo possui um teor dramático e incide muito mais sobre os problemas concretos da experiência humana do que sobre idéias abstratas, como em tempos anteriores, o que faz com que o diálogo entre filosofia e literatura seja muito produtivo em obras de autores como Sartre.

No dia 6 de outubro, Franklin minstra a palestra "O caráter dramático do pensamento contemporâneo: relações entre metafísica, história e literatura". No dia 13 de outubro, o professor fala sobre o livro mais conhecido de "Sartre em Existência e contingência em A Náusea: a gratuidade da vida e a necessidade da arte. Construção ficcional e metaliteratura".

Em 20 de outubro, será abordado o tema "Existência e compromisso: a liberdade como possibilidade em A Idade da Razã"o. A última aula do curso acontece em 27 de outubro, abordando "A existência histórica: a experiência da liberdade situada em Sursis e Com a Morte na Alma".

As aulas acontecerão sempre às segundas-feiras, 16 às 18 horas. O custo do curso é de R$170,00. As inscrições devem ser feitas na Sala de Cursos do MariAntonia, de segunda a sexta-feira, das 10 às 12h e 13 às 18 horas. O endereço é Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.