
A proposta é construir uma rede de líderes empresariais que escolheram o mundo da Língua Portuguesa como veículo de afirmação e concorrência à escala global. Assim, o curso pretende oferecer uma sólida formação em “negócios” e permitir a integração dos alunos na realidade econômica, política, cultural e administrativa das diferentes localidades, por meio da interface com empresas, ONGs e governos em cada um dos países.
O curso conta com o apoio de empresas que elegeram o mundo da lusofonia como veículo de afirmação da sua competitividade e estratégia de internacionalização, como é o caso do BES - Banco Espírito Santo, BFA – Banco de Fomento Angola, EDP – Energias de Portugal, Delloite Portugal, Galp Energia, Mota-Engil e Ongoing Group.
De acordo com Clotilde Perez, coordenadora científica do MBA Atlântico no Brasil, “este é um projeto pioneiro de parceria no espaço da Lusofonia, inserindo-se no espírito e na missão das três instituições envolvidas. O MBA Atlântico quer contribuir para edificação de uma rede de diplomacia econômica no mundo de expressão portuguesa. Junta numa única turma alunos dos três países, que durante um ano letivo viajarão pelas três universidades para adquirir formação de excelência na área da gestão, ao mesmo tempo que são expostos à vivência e às realidades culturais empresariais locais”.
Na concepção do programa foi dado especial enfoque à integração da realidade econômica e política local, por meio de interface com empresas e autoridades dos três países, ao longo de todo o curso. A cooperação do MBA Atlântico com o mundo empresarial está concebida de forma a complementar a formação acadêmica de excelência com o enriquecimento profissional dos alunos.
Estrutura
O MBA Atlântico terá 30 vagas, 10 por país participante, e selecionará os alunos dentro de parâmetros e critérios preestabelecidos. Os alunos terão um programa de aproximadamente doze meses com residência repartida pelos três países, encontrando-se os custos de alojamento e viagens incluídas no preço do curso.
O programa foi estruturado em três blocos trimestrais, sendo o primeiro lecionado em Luanda, o segundo em São Paulo e o terceiro no Porto. O corpo docente internacional é composto por professores das três universidades e outros especialistas internacionais, e será lecionado preferencialmente em português, podendo haver formação complementar em inglês.
No decorrer do curso ocorrerão visitas técnicas e estudos de caso sobre empresas locais com uma forte implantação na economia nacional. Serão também realizados regularmente seminários, workshops e atividades complementares sobre o contexto de cada um dos países.
Dirigido a portadores de diploma de curso superior na(s) área(s) de Administração, Marketing, Comunicação, Economia, Engenharias, Direito e afins, o curso tem início em 30 de Agosto, em sessão solene com a presença do Reitor da PUC-SP, Dirceu de Mello, do Cônsul de Portugal em São Paulo, Sr. José Atayde, do Cônsul de Angola em São Paulo, Sr. Oliveira Francisco Encoge e com palestra do professor Mario Sergio Cortella, às 19h, com o tema Diversidade Cultural e Ambiente de Negócios: desafios e oportunidade, no auditório 100, do Edifício Reitor Bandeira de Melo que fica na Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes, São Paulo.
As inscrições para o MBA Atlântico encontram-se abertas para a próxima turma que terá início em Abril de 2011, em Luanda.
Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Assessoria de Imprensa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo