Segundo o reitor da Unisc, Vilmar Thomé, o novo curso já começa com atividades de ensino, em sala de aula, e projeta ações na área da pesquisa e da extensão, com serviços voltados à comunidade. “O curso nasceu da percepção da Unisc, como Instituição comunitária, de estar sempre atenta às demandas e às necessidades da comunidade”, pontuou. “É extremamente compensador para a Universidade oferecer mais uma opção em termos de inserção no mercado de trabalho”, acrescentou Thomé.
A pró-reitora de Graduação da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, destacou que o curso oferece uma excelente infra-estrutura aos alunos, com biblioteca especializada e corpo docente altamente qualificado na área. “É um momento significativo para a Universidade, que aumenta ainda mais a nossa responsabilidade”, opina. “Estamos felizes por colocar em prática esse projeto e por poder transformar a infra-estrutura do curso em um espaço multi e interdisciplinar”, comenta.
Para a coordenadora do novo curso, professora Claudia Regina Müller, o laboratório de Estética e Cosmetologia, que deverá ser inaugurado até o próximo semestre, irá coroar o processo de instalação do curso. “Há um entusiasmo e comprometimento de todos aqueles que se envolveram com a elaboração do curso, em especial os alunos, que estão dando um retorno muito positivo”, afirma.
O curso – O curso superior de Tecnologia em Estética e Cosmetologia da Unisc atende à tendência apontada nas pesquisas, de que cada vez mais cresce a procura de homens e mulheres por clínicas de estética, onde é possível encontrar lançamentos de produtos com alta tecnologia e técnicas que possibilitam cuidados com corpo, refletindo a preocupação com a qualidade de vida.
“O curso tem por objetivos atender a essa demanda, formando profissionais com um perfil diferenciado, no qual se substitui o profissional autodidata por um profissional de alto nível, aperfeiçoando os dons naturais das pessoas atuantes nessa área por meio do conhecimento aprofundado das ciências e técnicas relacionadas a cada atividade específica”, aponta a professora Claudia Regina Müller.
Conforme ela, os profissionais formados nesse curso podem atuar no segmento de estética e beleza, uma vez que receberão qualificação com embasamento teórico e prático para o uso correto das técnicas, equipamentos e produtos cosméticos. “Eles irão desenvolver habilidades e competências profissionais para a prática da estética e embelezamento pessoal e para a gestão de empreendimentos na área, com visão de marketing e qualidade”, explica Claudia.
O curso de graduação tecnológica em Estética e Cosmetologia da Unisc é oferecido em regime regular e tem duração de dois anos e meio, distribuídos em cinco módulos de conhecimento. Cerca de 80% das disciplinas são realizadas no turno da noite, de segundas a quintas-feiras, e o restante é ministrado nas segundas-feiras à tarde.
Assessoria de Imprensa
Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul