
Cada um dos cursos, com duração de 30 horas, enfatiza a utilização de um diferente recurso didático: textos, experimentos e mídias. Os programas são independentes, ou seja, é possível fazer apenas um curso ou quantos o participante desejar. Em cada um, haverá três encontros presenciais, feitos sempre aos sábados. No primeiro, serão expostas as principais tendências na construção de interfaces de História da Ciência e ensino, além da apresentação do ambiente Moodle, em que serão desenvolvidas as atividades a distância. Nos outros encontros, serão analisadas as propostas e as questões levantadas durante o curso, permitindo uma troca de experiência enriquecedora para todos os participantes.
Os cursos são divididos em dois módulos. No primeiro, o aluno deverá escolher propostas temáticas de atividades em duas das seguintes áreas: química, física, ciências biológicas e matemática. Já no segundo módulo, ele deverá elaborar uma proposta de atividade usando o recurso didático em foco (texto, experimento ou mídias) a ser aplicada em sua própria sala de aula ou numa situação idealizada.
O curso será ministrado por historiadores da Ciência que pesquisam a interação do tema com o ensino e são professores da PUC-SP – referência na área com o Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, que desde 1998 oferece a disciplina “História da Ciência e Ensino”, além da realização da “Jornada da História da Ciência e Ensino” e de workshops mensais sobre o assunto.
Dirigido a professores dos vários níveis de ensino e estudantes de graduação, em particular licenciandos, além de outros profissionais e estudantes interessados no tema, o curso tem início em 10 de Abril, na Unidade Cogeae Caio Prado, que fica na Rua Caio Prado, 102 - Consolação - São Paulo.
Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Comunicação Institucional
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo