
O objetivo do encontro é reunir acadêmicos, professores e pesquisadores, visando debater os diferentes problemas da economia catarinense. Está aberto à participação de parlamentares, gestores públicos, lideranças trabalhistas e empresariais, líderes comunitários e ao público em geral.
O evento será palco também da apresentação de trabalhos e pôsteres nas seguintes sessões temáticas: desenvolvimento econômico e meio ambiente; finanças e economia do setor público; demografia e mercado do trabalho; história econômica; economia industrial, ciência, tecnologia e inovação; economia social e políticas públicas; economia regional e urbana; agricultura familiar e agricultura familiar; métodos quantitativos e temas especiais.
Em relação às inscrições, esta terceira edição já quebrou as marcas das edições anteriores, com 69 artigos e 4 pôsteres – ou seja, 73 trabalhos. Em Rio do Sul, no ano de 2007, foram 52 trabalhos submetidos; e em Chapecó, no ano de 2008, foram 57 trabalhos submetidos. Dos 69 artigos submetidos em 2009 serão selecionados 48 trabalhos por uma comissão científica (integrada por doze professores de oito universidades catarinenses) a serem apresentados oralmente. Os pôsteres serão avaliados segundo sua qualidade, não havendo, em princípio, limite de número.
Programação
Abertura e conferência principal acontecem no dia 23 de abril, à noite; na sexta-feira, dia 24, pela manhã e à tarde ocorrerão as 10 sessões temáticas nas quais serão apresentados os trabalhos. Também no dia 24, haverá uma mesa redonda em que será discutida a dinâmica recente da economia catarinense. Já no dia 25 de abril, pela manhã, haverá uma mesa redonda em que será discutida a dinâmica recente do desenvolvimento regional do Vale do Itajaí, seguida de mostra de pôsteres e do encerramento do III EEC.
Organização
A Comissão organizadora do III EEC é composta pela diretoria da APEC: Dr. Alcides Goularti Filho (UNESC), presidente; Dr. Silvio Antonio Ferraz Cario (UFSC), vice-presidente; Dr. Ivo Marcos Theis (FURB), primeiro secretário; Dr. Hoyêdo Nunes Lins (UFSC), segundo secretário; Dr. Geraldo Teixeira Vargas (UNESC), primeiro tesoureiro; e Rogério Martins Benitez (UNIVALI), segundo tesoureiro.
A organização local está a cargo dos professores Ivo Marcos Theis e Ralf Marcos Ehmke, representando o Departamento de Economia da FURB, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Conselho Regional de Economia/SC.
As inscrições podem ser feitas no site http://www.apec.unesc.net
Mais informações com o Professor Ivo Marcos Theis pelo (47) 3321 0513.
Assessoria de Imprensa FURB