Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Promover reflexões sobre a formação, prática e pesquisa educacionais em um contexto globalizado, diversificado e de forte demanda social é o objetivo do XIII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), que acontece na PUCPR de 28 a 31 de agosto. O evento, realizado a cada dois anos, reunirá mais de 4 mil professores da educação básica à superior, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação do Brasil e do exterior, como Portugal, França, Inglaterra, Chile, Argentina e Moçambique.
O encontro, que recebe inscrições até segunda (28), contará com palestras, debates e apresentações de trabalhos sobre alfabetização, leitura e escrita; cultura, currículo e saberes; didática; educação ambiental; educação, arte e movimento; educação da infância; educação de jovens, adultos e profissionalizante; educação e direitos humanos; educação e saúde; educação indígena, quilombola e do campo; educação, tecnologia e comunicação; ensino e práticas nas licenciaturas; filosofia e educação; formação de professores; história da educação; música e educação; políticas públicas e gestão da educação; psicologia da educação; psicopedagogia, educação especial e inclusão; representações sociais e educação e sociologia da educação.

Entre os destaques do evento, estão as palestras sobre “Políticas educacionais e representações sociais: trajetórias de pesquisadores”, “Trajetórias de pesquisas sobre políticas educacionais e representações sociais: produtos e produtores de orientações políticas?”, “Educação e ecossistemas em rede... Para além do digital” e “Do moderno ao singular na ação educativa: regulações e experienciações transformando a educação brasileira”.

Neste ano, o EDUCERE ocorrerá novamente em parceria com o IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE e o VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO).

Para inscrições e programação completa, acesse http://educere.pucpr.br/.

Lançamentos PUCPRess

Durante o encontro, a Editora Universitária Champagnat (PUCPress), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, fará o lançamento de quatro novas obras voltadas às representações sociais e educacionais:, “Políticas de expansão universitária: reflexões sobre a vida acadêmica”, “A Escrita dos Saberes Corporais no Ensino Fundamental: Teoria e Prática", “Representações Sociais e mundos de vida” e “Mente dialógica: senso comum e ética”, sendo os dois últimos coeditados com a Fundação Carlos Chagas.

Confira abaixo os locais e horários dos lançamentos:

“Representações Sociais e mundos de vida”
Autora: Denise Jodelet,
Local: Livrara PUCPRess (bloco amarelo) | 29/08 às 18h

“Políticas de expansão universitária: reflexões sobre a vida acadêmica”
Organizadoras: Ariane Franco Lopes da Silva; Lísia Regina Ferreira e Romilda Teodora Ens
Local:  Livraria PUCPRess (bloco amarelo) | 29/08 às 18h

“A Escrita dos Saberes Corporais no Ensino Fundamental: Teoria e Prática"
Autoria de Alice Maria Corrêa Medina
Local: Tenda – Espaço de Convivência | Pirâmide no dia 29/08 a partir das 18h

“Dialógica: Senso Comum e Ética”
Autora: Ivana Marková,
Local: Livraria PUCPRess (bloco amarelo) | 30/08 às 18h