Nos dias 9, 11 e 12 de maio, acontece o evento “Termalismo Social em Santa Catarina: realidade, sensibilização e ação”, respectivamente no Centro de Cultura e Eventos Polínico Arlindo de Nes, em Chapecó, na Unisul campus Tubarão e na Unidade Pedra Branca. O evento faz parte de um projeto que está sendo desenvolvido em conjunto, com o intuito de fortalecer o termalismo social no âmbito do SUS.
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, por meio de sua Diretoria de Educação Permanente em Saúde e da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina, em parceria com o curso de Naturologia da Universidade do Sul de Santa Catarina e Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina, criaram este projeto que tem como objetivo fomentar ações e serviços de termalismo social na atenção básica no Estado de Santa Catarina.

O Termalismo refere-se ao uso de águas termais minerais na recuperação, manutenção e ampliação da saúde, sendo utilizado como sinônimo de balneoterapia. Quando chamado de Termalismo Social, como expresso na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, o sentido de termalismo é ampliado para garantir o acesso enquanto direito social. Esse projeto tem como objetivo fomentar ações e serviços de termalismo social na atenção básica no Estado de Santa Catarina. Dentre os objetivos específicos do projeto, consta a produção de conhecimento científico e material informativo concernente ao termalismo social. O referido projeto possui recursos aprovados pelo Ministério da Saúde, convênio no 795180/2013, referente ao Edital de Chamamento Público N° 5 para Fortalecimento de Serviços de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, elaborado pela Coordenação Geral de Áreas Técnicas do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.

Veja a programação do evento Termalismo Social em Santa Catarina: realidade, sensibilização e ação

8h30 Credenciamento
9h Abertura
9h15 Termalismo em Santa Catarina: realidade, sensibilização e ação
Fernando Hellmann, doutor, naturólogo e professor da UfSC
Daniel Maurício de Oliveira Rodrigues, mestre, naturólogo e professor da Unisul
10h Experiências bem-sucedidas em Termalismo
10h30 Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares: avanços e desafios
Daniel Miele Amado, Ministério da Saúde
13h30 As águas termais e minerais na Saúde
Néstor Hugo Ficosecco, doutor e membro da Associação Latino-americana de Termalismo na Argentina

 

Para se inscrever, acesse: http://hoje.unisul.br/naturologia-discutira-o-termalismo-social-com-governo-estado/.
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn