Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Nesta segunda-feira, 11, o professor Luís Miguel de Carvalho, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, vai ministrar a conferência Regulação transnacional e mútua-vigilância no governo da educação, na qual fará uma análise da interferência do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), adotado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), nos sistemas educativos.
O evento, que começa às 19h, no Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), campus Pampulha, é aberto ao público. Os alunos da graduação que desejarem a emissão de certificados deverão se inscrever por meio do sistema MinhaUFMG.

A conferência integra as Atividades Acadêmicas Complementares, que substituem as aulas regulares do turno da noite por grandes conferências proferidas por docentes da UFMG e outros pesquisadores de projeção internacional. Além da conferência, o professor, cuja estada na UFMG termina no dia 25 deste mês, inclui palestras, seminários e minicursos para alunos da graduação e pós-graduação.

A presença do pesquisador português na UFMG é viabilizada pelo Programa Cátedras Santander de Estudos Ibero-latino-americanos, gerenciado pelo Instituto de Estudos Transdisciplinares Avançados (Ieat).

Sobre o professor
Luís Miguel Carvalho é professor associado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nas áreas de Administração e Política Educacional. É autor de dezenas de publicações sobre políticas educacionais e sistemas educacionais. Sua obra recente se concentra na circulação de conhecimentos e políticas e no papel do conhecimento nas políticas educacionais.

O professor coordena um extenso estudo sobre o Pisa como instrumento de regulação baseado no conhecimento. Ele coordena o programa de Doutorado em Educação (área de Administração e Política Educacional) e o Grupo de Pesquisa Políticas de Educação e Formação, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Série
Luiz Miguel de Carvalho é o terceiro convidado da série de conferências das Atividades Acadêmicas Complementares, inaugurada no dia 16 de março pelo professor, ex-reitor e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina Diniz. Ele abordou o tema Crise global, mudanças geopolíticas e perspectiva do desenvolvimento periférico. No último dia 29, o pesquisador Bruno Sena Martins, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) falou sobre Corpo e racismo: do colonialismo à descolonização do humano.