Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
No próximo dia 20 de outubro, às 19 horas, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), através do programa Ciência às 19 horas, receberá o docente e pesquisador do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP Jacques Lépine para ministrar a palestra “Ouvindo as ondas de rádio do Universo: o projeto LLAMA”.
Nas últimas décadas, os desenvolvimentos tecnológicos têm permitido estudar o Universo através de diferentes tipos de radiações emitidas pelos corpos celestes, como raios gama, raios X, radiação infravermelha e ondas de rádio. Desde a década de 1930, os radiotelescópios têm auxiliado no desvendamento dos mistérios do cosmos através de ondas de rádio, que seriam indecifráveis por outros métodos.

O LLAMA (Large Latin American Millimiter Array) é um projeto desenvolvido por cientistas brasileiros e argentinos, e tem entre seus objetivos a instalação de um radiotelescópio com uma antena de 12 metros de diâmetro nos Andes argentinos, a 4800 metros de altitude, para estudar o Universo em ondas de rádio milimétricas e submilimétricas. O projeto encontra-se em andamento, e a instalação do radiotelescópio citado deve ser completada em 2016.

O radiotelescópio também visa atender a uma comunidade ampla, com objetivos científicos diversificados, tais como física solar, mapeamento de nuvens moleculares, estrutura de galáxia, astrometria e cosmologia.

A palestra será realizada no auditório do IFSC/USP “Professor Sérgio Mascarenhas”, que fica localizado à Avenida Trabalhador sancarlense, 400, Parque Arnold Schimidt (entrada alternativa pelo Observatório Astronômico, na Rua Carlos Botelho). A entrada para palestra será gratuita e não é necessária inscrição prévia para participação.

Para mais informações, www.ciencia19h.ifsc.usp.br e/ou (16) 3373-8689/ 3373-8075.