Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Frank KirchhoffA Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Fundação de Pesquisa Alemã (DFG) realizam em 17 de agosto, às 15h, na sede da FAPESP, a palestra “Por que o HIV-1 foi capaz de causar a pandemia de Aids? ”, pelo professor Frank Kirchhoff, diretor do Instituto de Virologia Molecular da Universidade de Ulm, na Alemanha, e ganhador do Prêmio Leibniz em 2009.
O virologista Kirchhoff é um dos principais pesquisadores no mundo sobre a Aids. Nos últimos 20 anos ele contribuiu para a melhoria da compreensão sobre o desenvolvimento da doença e sobre a evolução do HIV. Sua pesquisa tem se concentrado em proteínas responsáveis pela patogenicidade do vírus em seres humanos, apontando novos caminhos para prevenir a transmissão da doença.

Em sua palestra, o pesquisador irá descrever a origem e a evolução do HIV-1 grupo M, responsável pela maior parte dos casos de Aids, e discutir propriedades específicas desse vírus que contribuem para a sua alta virulência e expressiva propagação.

Concedido desde 1986 pelo Programa Gottfried Wilhelm Leibniz, da DFG, o Prêmio Leibniz é o mais importante da Alemanha na área científica, reconhecendo importantes descobertas de cientistas e pesquisadores no país. A palestra faz parte da Leibniz Lectures (Palestras Leibniz), uma iniciativa da DFG para estimular o diálogo entre os premiados e a comunidade científica internacional.

Frank Kirchhoff estudou biologia na Universidade de Göttingen, na Alemanha, e obteve o doutorado no Centro Alemão de Primatas com uma tese sobre o novo vírus HIV-2 clone. Como pós-doutorando na Harvard Medical School, em Boston, Estados Unidos, ele tratou pela primeira vez da proteína Nef, do HIV, que favorece a replicação do vírus –, na qual focou seu trabalho quando retornou em 1994 à Alemanha. No país ele trabalhou como assistente, professor associado e professor na Universidade Erlangen-Nürnberg, antes de ser chamado para trabalhar na Universidade de Ulm, em 2001, onde assumiu o cargo de diretor do Instituto de Virologia Molecular, em 2009.

As inscrições podem ser feitas no site www.fapesp.br/eventos/leibniz2015/inscricoes.

Agência FAPESP