Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A partir desta segunda-feira (20), 189 trabalhos produzidos por bolsistas e orientadores das diversas áreas de pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) serão apresentados no IV Congresso de Iniciação Científica (Conic), que acontecerá até sexta-feira (24). O evento será realizado em horário integral, no Auditório da Ciência, situado no Bosque da Ciência do Inpa, que fica na rua Otávio Cabral, s/nº, Petrópolis.
A abertura do Conic acontece às 10h e logo a seguir, às 10:30h, a palestra “Amazônia: diversidade, oportunidades e cuidados na escolha do orientador”, que será proferida pelo pesquisado do Inpa, Adalberto Luís Val.

Os trabalhos dos bolsistas foram desenvolvidos por meio do Programa de Iniciação Científica do Inpa com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Pibic/CNPq) juntamente com o Programa de Apoio à Iniciação Cientifica (Paic) fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Durante a realização do IV Conic haverá exposição de pôsteres e defesa oral dos trabalhos realizados pelos bolsistas. O Congresso é uma parceria do Inpa com o CNPq e a Fapeam.

Na tarde de segunda-feira serão apresentadas as palestras “Busca de produtos naturais de bioativos na flora de Mato Grosso do Sul”, pela professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMT), Fernanda Rodrigues Garcez; “Fauna cavernícola com enfoque para Collembola” (insetos), pelo professor da Universidade do Estado do Bahia (Uneb), Douglas Zeppelini; e “Relevância social da ciência e tecnologia no contexto amazônico”, pela professora da Uninorte, Daniele da Costa Cunha Rosa.

De acordo com a coordenação do Conic, os 13 melhores trabalhos apresentados pelos bolsistas e orientadores do Pibic/Paic 2013/ 2014 serão contemplados com a Menção Honrosa, no dia 24 de julho, durante o encerramento Congresso.

O Programa de Iniciação Cientifica é voltado para o desenvolvimento das ciências por estudantes de graduação que, no evento, reunirão apresentações de trabalhos das áreas de Ciências Biológicas, das subáreas (Botânica , Ecologia, Genética, Saúde e Zoologia I e II); Ciências Agrárias (Agronomia e Recursos Florestais); Ciências Exatas, da Terra e Engenharias (Química e Produtos Naturais, Clima e Ambiente, Engenharia); Ciências Sociais, Humanas e Aplicadas; e  Multidisciplina.